Três startups do Pará são selecionadas para o programa de desenvolvimento do BID Lab e Cubo Itaú

 


O Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, e o BID Lab, Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apresentam as startups selecionadas para o BID ao Cubo Diversidade: Startups em Fase Inicial. O objetivo é preparar os fundadores de, aproximadamente, 30 startups das regiões Norte-Nordeste do Brasil a fim de promover a evolução de negócios em fase de ideação até a captação dos primeiros clientes e assim beneficiar o desenvolvimento dessas regiões e, por consequência, a sociedade e o ecossistema de inovação. Outro ponto importante é que o programa está voltado à diversidade e à inclusão das pluralidades, pessoas e negócios existentes nessas regiões.

 No Pará, das 7 startups que se inscreveram, 3 foram selecionadas para participar do programa. 

A Alô Abigail, startup que nasceu da necessidade de ter uma loja de produtos eróticos que atendesse às necessidades das pessoas LGBTQIA+, a PUPTI, marca de produtos artesanais amazônicos assinados por nativos e comercializados por uma plataforma online, loja física e parcerias com lojas, profissionais e feiras, e a Rural X, plataforma que conecta os pequenos e médios piscicultores com assistência técnica e comerciantes, são as representantes do Pará que irão passar pela metodologia “Galápagos”, desenvolvida pelo grupo Darwin Startups. 

Totalmente online, a iniciativa terá duração de cinco semanas. A capacitação será composta por quatro módulos principais: Diagnóstico 360, Validação de Problema, Solução e MVP e Chegada ao mercado. Cada módulo terá dois encontros, sendo o primeiro no formato de Workshop e o segundo de Mentorias em grupo, totalizando oito encontros. Além disso, todas as etapas contam com facilitadores treinados e com expertise relevante para atender a jornada de todas as startups. 

As startups deviam apresentar projetos inovadores, inclusivos e que gerem impacto social e/ou econômico para melhorar a vida das pessoas. O BID ao Cubo Diversidade: Startups em Fase Inicial também teve como requisito, diversidade em seu time fundador (fundadoras mulheres, pessoas negras, pessoas indígenas, pessoas da comunidade LGBTQIA+, pessoas com histórico de vulnerabilidade, PCD, entre outros).   

 Sobre o Cubo Itaú

 Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú tem sede na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e, por meio de suas plataformas física e digital, abriga mais de 300 startups curadas de diferentes segmentos de mercado e contempla, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil. O Cubo tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Dasa, VLI, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, Schneider, Accenture Digital, AWS, CI&T, Wilson Sons, Saint-Gobain, TIM, B3, LOreal Brasil, Stellantis, Sapore, Vivest e everis. E parceiros estratégicos como BID Lab, Salesforce, Wayra Brasil, Liga Ventures, Anjos do Brasil, Gama Academy e Abstartups. Mais informações podem ser encontradas em: https://cubo.network/.