Parceria entre Outros400 e Agência Pública, projeto Truco vai checar as eleições no Pará






A partir desta segunda-feira, 13, o portal Outros400 e a agência Pública iniciam a cobertura das eleições estaduais do Pará. O projeto de fact-checking Truco vai checar as declarações dos candidatos a governador do estado, buscando evitar a disseminação de fake news e qualificar o debate público. Esta é a segunda vez que o projeto é realizado pelo portal Outros400 – em 2016, o Truco checou as declarações dos candidatos à prefeitura de Belém.


No Pará, o pleito deste ano deve contar com cinco candidatos: Cleber Rabelo (PSTU), Helder Barbalho (MDB), Fernando Carneiro (PSOL), Márcio Miranda (DEM) e Paulo Rocha (PT). A equipe de Belém é formada pelos jornalistas Ercília Wanzeler, Guilherme Guerreiro Neto e Moisés Sarraf. O Truco ainda será realizado em outros seis estados: Ceará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. A agência Pública também fará a checagem de declarações dos candidatos à presidência do Brasil.


METODOLOGIA


Os jornalistas do Truco selecionam frases ditas pelos candidatos ao governo do Estado. Essas frases, que devem conter dados, referências a leis, permissões, proibições e situações verificáveis, serão checadas pela equipe por conta de sua relevância pública. A partir de então, entramos em contato com a assessoria do candidato para que sejam esclarecidas as fontes da informação, que serão mencionadas no texto.


Em seguida, buscamos outras fontes, oficiais ou não, além de especialistas, para que seja realizada uma comparação entre nossa apuração e os dados da assessoria. Finalizada a apuração, conferimos um selo à declaração (ver abaixo). A checagem, então, é enviada novamente à assessoria para uma contra-argumentação. Mesmo depois de publicada a matéria, caso o político ou a assessoria entre em contato conosco para contestar o teor do texto, incluímos sua versão destacadamente.


CERTIFICAÇÃO


O projeto Truco é certificado pela International Fact Checking Network (IFCN) desde 2017. Organizada pelo Instituto Poynter, dos Estados Unidos, a rede reúne os principais sites de fact-checking do mundo. O Truco segue, ainda, o código da IFCN, assumindo três compromissos principais: ser apartidário, transparente e seguir uma política de correções. As checagens produzidas pelo projeto podem ser republicadas gratuitamente por qualquer veículo de imprensa. No total, o projeto envolverá 30 jornalistas dedicados à cobertura.


VEJA OS SELOS DO TRUCO 2018


Verdadeiro

A análise dos dados e de outras fontes mostra que a afirmação é verdadeira. Dados arredondados também são considerados verdadeiros.


Sem contexto

A afirmação traz informações ou dados corretos, mas falta contexto que é importante para a compreensão dos fatos.


Discutível

A conclusão sobre a frase varia de acordo com a metodologia adotada.


Exagerado

A frase traz dados inflados ou é uma afirmação superdimensionada sobre um fato ou uma tendência verdadeira.


Subestimado

A frase traz dados subdimensionados ou é uma afirmação minimizada sobre um fato ou uma tendência verdadeira.


Impossível provar

Não existem dados ou estudos confiáveis publicados que embasam a afirmação, no momento da checagem.


Falso

A análise dos dados e de outras fontes mostra que a afirmação é falsa, não corresponde à realidade.


SERVIÇO

Projeto Truco

Lançamento: 13 de agosto

Facebook: facebook.com/Outros400
Instagram: @belemoutros400