Três paraenses disputam Brasileiro de Canoagem Velocidade

Foto: canoagem.org.br


O Pará tem três representantes no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, que começa nesta quinta-feira (30), no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba. Adilson Nascimento, João Vinícius e Laerth Souza Naturais moram no município de São Domingos do Capim, no nordeste do Estado. A competição segue até o próximo domingo (02.09).

O Brasileiro classifica para o Sul-Americano e vale vaga na seleção brasileira. Para o evento, os canoístas receberam apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

“Os atletas paraenses trazem resultados expressivos de campeonatos nacionais. Tenho certeza que teremos pódio paraense em mais um evento”, disse a titular da Seel, Cláudia Moura.

Adilson Nascimento, mais conhecido como Jatobá, coleciona várias medalhas. Foi campeão brasileiro em 2017, nas distâncias 200m e 500m, ambas da classe K-4. Para este novo desafio, na categoria Sênior, o atleta vai repetir as provas que o levaram ao título, além das classes K-1 e K-2, nas distâncias 200m.

“O treino é muito intenso, intercalo exercícios na academia e na água. Ao todo, são mais de seis meses de preparação para o Brasileiro. Essa é uma grande oportunidade de mostrar meu desempenho e, com isso, garantir vagas para competições internacionais e em programas de bolsa de incentivo”, afirmou o atleta.

Na mesma categoria que Jatobá, João Vinícius, de 18 anos, vai disputar as provas de 500m e 1000m da K-1, as provas de 200m, 500m e 1000m, da classe K-2, e 200m, 500m, da K-4. Em 2017, João venceu o Brasileiro nos 500m, da K-4, pela categoria Júnior.

“A expectativa é grande, ter que representar o Pará e a nossa cidade, tem um peso enorme. Competir na mesma categoria do meu colega, que já foi atleta de seleção, é uma grande honra. A ansiedade só aumenta”, ressalta João. 

Estreante no evento, Laerth Souza, de 14 anos, vai competir na categoria Menor, nas distâncias 1000m, 500m, das classes K-1 e K-2, assim como na 500m, da K-4.

“Estar no Brasileiro tem muito significado para qualquer atleta, é uma competição que abre portas, além de reunir competidores de muitos lugares, em busca de uma vaga para o Sul-Americano”, destacou o atleta.

A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e deve reunir mais de 400 atletas, nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Máster. O evento servirá como seletiva para o Sul-Americano, que será realizado em novembro, na Argentina.