Os brasileiros estão dispostos a gastar mais em cada presente neste Natal, segundo uma nova pesquisa do Google que revela o comportamento dos brasileiros durante as compras. O estudo on-line, que teve 500 participantes em outubro de 2018, revela que o número de presentes deve se manter em cinco, mas os consumidores estão dispostos a gastar 10% a mais que no ano anterior.
Escolher o presente, no entanto, nem
sempre é fácil para a maioria dos entrevistados. Embora dois terços tenham
afirmado que comprar presentes é uma experiência prazerosa e 40% consideram que
é uma forma de demonstrar afeto, 1 em cada 4 acha difícil escolher como
presentear familiares ou amigos.
Por isso, os consumidores têm recorrido
cada vez mais à internet para buscar inspirações e sugestões de presentes para
a data. De acordo com a pesquisa do Google, 8 em cada 10 pessoas buscam por
presentes de Natal na web. A Busca é relevante tanto para compras on-line, que
representam 1 em cada 3, como para aqueles que preferem comprar em shopping
centers e lojas de rua.
O Natal tem grande relevância para o
mercado, sendo a principal data para o varejo brasileiro, à frente inclusive da
Black Friday. Segundo
previsão do Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) a
ocasião deve movimentar R$ 53,5 bilhões em compras.
Confira, abaixo, os principais insights
do Google:
Os shopping centers ainda são o lugar
preferido para compras, com 43%. Lojas de rua/bairro acumulam 27% da
preferência;
Mas 1 em cada 3 compras já é feita
on-line;
Preços e ofertas são fatores relevantes
para o consumidor no momento da compra (47% e 37%, respectivamente);
Pronta-entrega é importante para 25% dos
entrevistados;
Os familiares próximos serão os mais
presenteados (66%), enquanto 34% das pessoas presentearão a si mesmas. A lista
ainda inclui amigos (27%), família estendida (27%) e
funcionários/chefes/colegas (8%);
Os presentes preferidos são roupas,
sapatos, acessórios, jóias/bijuterias (41%), seguidos de brinquedos ou produtos
infantis (28%) e perfumes ou cosméticos (27%);
Menos de 9% dos entrevistados considera
presentear uma obrigação;
As comidas que não podem faltar na ceia
são peru (30%) e chester (30%);
Quanto o assunto são receitas, a
curiosidade nas buscas é maior pela menos tradicionais como bacalhau (45%) e
frango (23%);
Para beber, refrigerantes (53%) e sucos
(35%) lideram as preferências;
Em 2017, 92% comemoraram a data com
família e amigos. 29% celebram com mais de 15 pessoas e 28% com um grupo de 5 a
10 pessoas.