Programa “Música nos Museus” inicia com concerto de Música Sacra

Foto: Coro Carlos - Agência Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e seu Sistema Integrado de Museu e Memoriais (SIMM), em parceria com a Fundação Carlos Gomes (FCG), lança o “Música nos Museus” - dentro do programa Cultura por todo Pará - uma ação de apresentações musicais regulares, que pretende popularizar e difundir a música de concerto para a comunidade, buscando trazer para o cotidiano de Belém, esse estilo praticado pelos músicos e professores formados pela FCG. Na abertura do projeto, uma apresentação especial: “Concerto de Música Sacra”, apresentado pelo Coro Carlos Gomes, nesta quarta-feira (24), às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, com entrada franca.

De acordo com a maestrina cubana Maria Antônia Jimenez, é notória a falta de espaços para a música erudita na cidade que, por sua vez, possui centros de excelência na formação de músicos instrumentistas e do canto erudito. "Por falta de espaço, a apreciação acaba se dirigindo mais para outros centros do que para nossa própria comunidade. Outra questão que leva a isso, é a ausência de uma agenda regular de apresentações para essa modalidade musical, que dificulta a formação de platéia. O Música nos museus se dispõe preencher essa lacuna", explicou.

Neste primeiro momento, o programa será realizado no Museu de Arte Sacra, na nave central da Igreja de Santo Alexandre. Serão performances e ensaios abertos e o público poderá experenciar a imersão na música de concerto no interior da mais antiga edificação religiosa da capital.

Coro Carlos Gomes - Grupo artístico do Conservatório Carlos Gomes, formado há 24 anos por alunos e ex-alunos do Conservatório com objetivo de fomentar a música coral erudita, regional e popular no Estado do Pará. Sob a regência da maestrina cubana Maria Antônia Jimenez têm - ao longo desses de 24 anos de atividades - obtido reconhecimento nacional e internacional, tendo conquistado nove prêmios internacionais: primeiro lugar e medalha de ouro no IX Festival internacional ORLANDO DI LASSO (Camerino, Itália – 2002); terceiro lugar e medalha de bronze (Preveza, Grécia – 2006); recebeu cinco premiações na V Olimpíadas de Coros em Graz, em Viena, Áustria – 2008, que foram: uma medalha de ouro e uma de prata, e três diplomas de ouro; já em 2010 conquistou dois prêmios no VII Concurso de Coros Franz Schubert, em Viena, Áustria: diplomas de ouro e prata.

O Coro Carlos Gomes é composto por 23 membros, sendo 12 mulheres e 11 homens, e tem a finalidade de manter um grupo artístico que represente o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) na área de música coral. Para isso, executa atividades diversas na área da música, contemplando os aspirantes à profissão das artes musicais oriundos dos cursos de formação proporcionados pelo IECG.

O grupo possui uma agenda anual de concertos, que sempre começa na Semana Santa - na igreja de Santo Alexandre desde sua reabertura - com um repertorio inteiramente sacro, interpretando compositores desde a renascença (século XVI) até compositores brasileiros vivos, para celebrar a Páscoa. Anualmente o Coro tem também em sua pauta o Concerto Mariano (durante o Círio) e o Concerto de Natal (em dezembro).

Programa
A abertura do programa:

Parte I
Orlando di Lasso (1532-1594)          “Jubilate Deo”
Thomas Morley (1557- 1602)           “Agnus Dei”
J. M. Nunes Garcia (1767-1830)       “Judas Mercator”
Gregorio Allegri (1582-1652)           “Miserere mei”
Antonio Lotti (1667- 1740)               “Crucifixus”
Palestrina (1525- 1594)                    “Stabat Mater”

Parte II
J. S. Bach                                                         CANTATA 4

“Christ lag in Todesbanden”
Sinfonia
Versus I – Coro Misto
Versus II – Coro Feminino
Versus III- Tenores
Versus IV- Coro Misto
Versus V – Barítonos
Versus VI – Sopranos e Tenores
Versus VII – Coro Misto

Serviço:
A abertura do projeto “Música nos Museus”, com um “Concerto de Música Sacra” será nesta quarta-feira (24), às 20h, na igreja de Santo Alexandre, dentro do Museu de Arte Sacra. A entrada é franca.