FOTOS: GQ ESTÚDIO |
Artistas, webcelebridades e pessoas
comuns recontam as histórias dos clássicos do tecnobrega que retratam o
cotidiano dos paraenses. Os novos episódios da série de ficção musical que
viralizou na internet vêm com patrocínio da Natura.
Se você foi uma das milhares de pessoas
impactadas pelo Sampleados, prepare-se: vem nova temporada agora em 2019. Em
junho, você vai samplear com artistas paraenses dando vida a histórias e tramas
contadas pelas letras das músicas que vivem na nossa memória. De Onete a Fafá
de Belém, haverá estrelas e, também, web celebridades e pessoas comuns protagonizando a web série. A produção da
nova temporada com oito episódios já começou e destaca a força da trupe talentosa,
que se firmou no empreendedorismo do
áudio visual paraense e caminha para o cenário nacional. Sampleados, em sua
nova temporada, vem assinada pelo patrocínio da Natura Musical, marca forte e
extremamente simpática no cenário brasileiro e mundial.
Na cena cultural paraense, os sentidos
de samplear e viralizar se tornaram muito próximos. O movimento Sampleados
nasceu em 2015 e veio como uma pororoca. Logo na primeira temporada, foram mais de 2,6 milhões
de visualizações na internet. O Pará entendeu que podia ser palco para suas
próprias histórias no áudio-visual e os artistas da casa, finalmente, se
tornaram protagonistas. O
públicoidentificou o sotaque, sintonizou memórias afetivas de melodias antigas e compreendeu o novo – o
sampleado - como algo familiar.
Mas como definir esse furacão
Sampleados? De forma direta, Sampleados é uma série de ficção musical, com
episódios queretratam o cotidiano popular, carregado de mensagens tipicamente
paraenses. Os protagonistas são artistas
como Wanderley Andrade, Viviane Batidão, Felix Robatto e os integrantes da Gang
do Eletro, só pra citar alguns exemplos.
Eles performam as histórias através de mash-ups, que são
composições criadas a partir da mistura de duas ou mais canções pré-existentes:
brega , calipso , lambada , melody, tecnobrega, dos antigos aos atuais. As letras
das músicas viram diálogos das tramas que representam a realidade fantástica do
paraense. Realidade, aliás, que encantou o Brasil. Sampleados é diferente do
que a gente costuma ver por aí.
Os empreendedores que fazem samplear
Sampleados não é só um case no mundo
artístico-musical. Empreendedorismo define os jovens talentos criadores,
produtores e diretores da web série, que tem na linha de frente Léo Platô
(roteiro, edição e direção musical), Luiza Chedieck( direção , roteiro e
produção) e o produtor musical Will love.
"Dirigir e roteirizar o Sampleados
é um processo essencialmente divertido. É uma viagem por memórias afetivas
pessoais e coletivas”, conta Luiza Chedieck, que na nova temporada tem
pensado a respeito dos significados
sociais das letras das músicas. “Adoro
quando consigo resignificar algumas ideias. Tenho uma trajetória de estudos de
audiovisuais e de histórias a partir da perspectiva feminista, então, é
impossível pra mim não pensar a respeito e trazer algumas mudanças nos papéis
dentro das histórias”.
O projeto que nasceu entre amigos da
faculdade, virou negócio e, agora,
agrega marcas fortes. Os criadores tornaram mais profissional todo o
processo de produção e entenderam que ele pode ser plataforma pra agregar valor
a marcas que se identificam e valorizam a cultura paraense. Eles miram no
mercado querendo acertar em empresas que buscam soluções fora da caixa,
envolvendo criações digitais nativas.