VEM AÍ A NOVA TEMPORADA DE SAMPLEADOS!


FOTOS: GQ ESTÚDIO



Artistas, webcelebridades e pessoas comuns recontam as histórias dos clássicos do tecnobrega que retratam o cotidiano dos paraenses. Os novos episódios da série de ficção musical que viralizou na internet vêm com patrocínio da Natura.

Se você foi uma das milhares de pessoas impactadas pelo Sampleados, prepare-se: vem nova temporada agora em 2019. Em junho, você vai samplear com artistas paraenses dando vida a histórias e tramas contadas pelas letras das músicas que vivem na nossa memória. De Onete a Fafá de Belém, haverá estrelas e, também, web celebridades e  pessoas comuns  protagonizando a web série. A produção da nova temporada com oito episódios já começou e destaca a força da trupe talentosa, que se firmou  no empreendedorismo do áudio visual paraense e caminha para o cenário nacional. Sampleados, em sua nova temporada, vem assinada pelo patrocínio da Natura Musical, marca forte e extremamente simpática no cenário brasileiro e mundial.
  
Na cena cultural paraense, os sentidos de samplear e viralizar se tornaram muito próximos. O movimento Sampleados nasceu em 2015 e veio como uma pororoca. Logo na  primeira temporada, foram mais de 2,6 milhões de visualizações na internet. O Pará entendeu que podia ser palco para suas próprias histórias no áudio-visual e os artistas da casa, finalmente, se tornaram  protagonistas. O públicoidentificou o sotaque, sintonizou memórias afetivas  de melodias antigas e compreendeu o novo – o sampleado - como algo familiar.

 Mas como definir esse furacão Sampleados? De forma direta, Sampleados é uma série de ficção musical, com episódios queretratam o cotidiano popular, carregado de mensagens tipicamente paraenses.  Os protagonistas são artistas como Wanderley Andrade, Viviane Batidão, Felix Robatto e os integrantes da Gang do Eletro, só pra citar alguns exemplos.
  
Eles performam as  histórias através de mash-ups, que são composições criadas a partir da mistura de duas ou mais canções pré-existentes: brega , calipso , lambada , melody, tecnobrega, dos antigos aos atuais. As letras das músicas viram diálogos das tramas que representam a realidade fantástica do paraense. Realidade, aliás, que encantou o Brasil. Sampleados é diferente do que a gente costuma ver por aí.
  
Os empreendedores que fazem samplear
  
Sampleados não é só um case no mundo artístico-musical. Empreendedorismo define os jovens talentos criadores, produtores e diretores da web série, que tem na linha de frente Léo Platô (roteiro, edição e direção musical), Luiza Chedieck( direção , roteiro e produção) e o produtor musical Will love.

"Dirigir e roteirizar o Sampleados é um processo essencialmente divertido. É uma viagem por memórias afetivas pessoais e coletivas”, conta Luiza Chedieck, que na nova temporada tem pensado  a respeito dos significados sociais das letras das músicas.  “Adoro quando consigo resignificar algumas ideias. Tenho uma trajetória de estudos de audiovisuais e de histórias a partir da perspectiva feminista, então, é impossível pra mim não pensar a respeito e trazer algumas mudanças nos papéis dentro das histórias”.
  
O projeto que nasceu entre amigos da faculdade, virou negócio e, agora,  agrega marcas fortes. Os criadores tornaram mais profissional todo o processo de produção e entenderam que ele pode ser plataforma pra agregar valor a marcas que se identificam e valorizam a cultura paraense. Eles miram no mercado querendo acertar em empresas que buscam soluções fora da caixa, envolvendo criações digitais nativas.