Alunos da Escola Municipal Ruy da Silveira Brito participam do projeto Mathema




Em alusão ao Dia da Matemática, celebrado em 6 de maio, 275 alunos, do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Ruy da Silveira Brito participam nesta terça-feira, 7, às 13h30, de diversas atividades didáticas do “Projeto Mathema – O lúdico e a matemática: Diferentes olhares para a sala de aula”. O objetivo da ação é promover a integração dos alunos, visando à melhoria do processo ensino, aprendizagem e desenvolver o interesse pela Matemática por meio de práticas metodológicas inovadoras.

A atividade, organizada por alunos da Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Pará (Uepa), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semec), foca no desenvolvimento da criatividade dos alunos, incentiva na construção das atividades, desenvolve o conhecimento geométrico por meio de materiais manipuláveis e incentiva o aluno a desenvolver o senso observador, reflexivo e crítico, por meio dos desafios matemáticos, com o uso do xadrez.

É comum que os alunos apresentem dificuldade e até mesmo bastante aversão a determinados conteúdos. Pensando nisso, o projeto foi desenvolvido para apresentar uma ação pedagógica que implementa uma metodologia de aula inovadora, uma aula rotacional, na qual os alunos são submetidos a uma forma diferente de aprender um conteúdo matemático.

A metodologia das atividades é dividida em três grupos: materiais manipuláveis como recurso didático; jogos e desafios matemáticos e o aprendizado da Matemática com origami. Essas práticas demonstram a importância da utilização de jogos como metodologia no ensino da Matemática.

De acordo com a diretora da escola Ruy da Silveira Brito, Keyla Damásio, quando o professor domina o recurso de jogos como metodologia, ele modifica o panorama comum de aula, na qual o professor é o único detentor de conhecimento capaz de operar e manipular o conteúdo matemático, para um panorama onde o aluno também é capaz de agir e construir seu conhecimento.

A disciplina tem sido vista como a que proporciona nas escolas o maior índice de reprovação, pensando nisso, o projeto Mathema vem mostrar aos educadores um modo diferente de ver a Matemática e que existem novas práticas motivadoras e facilitadoras para a aprendizagem do aluno.

Related Posts: