A Mineração Rio do Norte abriu as ações
de comemoração dos seus 40 anos, a serem celebrados no dia 10 de agosto,
investindo no público que traz a informação e conta as histórias das pessoas no
dia a dia: os veículos de comunicação. A empresa realizou no último fim de
semana, o Workshop Tá na Mão, do qual participaram jornalistas, radialistas,
blogueiros, influenciadores digitais, instituições locais e representantes dos
sindicatos da categoria de Santarém e Oriximiná. No evento, o aprendizado
esteve na palma da mão, como diz o próprio nome, mostrando como as pessoas
podem utilizar, de forma prática, o celular para gravar e editar vídeos, além
de produzir conteúdo de relevância para a sociedade.
Em um treinamento que durou o dia
inteiro, a MRN ofereceu qualificação por meio de uma equipe experiente e
conhecida por realizar esses tipos de capacitação pelo Brasil. O time foi
composto pela jornalista Francy Rodrigues, social media que compartilhou os
conhecimentos sobre a rede que mais tem crescido no mundo: o Instagram, que já
conta um 1 bilhão de contas ativas e o Brasil é o segundo país que mais acessa
a rede; Joelson Maia, especialista em storytelling, que mostrou como valorizar
as boas histórias por meio da música e dos ruídos; o editor Edson Barreto, que
abordou os melhores aplicativos para a edição de vídeos no celular e dicas
sobre enquadramento, captação de áudio e uso da luz em gravações.
Rachel Pessôa, gerente de Comunicação da
Mineração Rio do Norte, afirmou que o workshop foi fundamental para compartilhar
conhecimento com um dos públicos mais importantes para a empresa, que são os
comunicadores. “Estamos começando a nossa agenda dos 40 anos com vocês,
trazendo um conteúdo de extrema qualidade dentro desse contexto completamente
transformador que o mundo vem vivendo, enquanto comunicação. E não é um
privilégio nosso de se reinventar enquanto comunicação corporativa, mas todos
que trabalham conectados precisarão acompanhar as nuances desse novo mercado,
atuando cada vez mais de forma responsável no compartilhamento de informações.
Estamos muito felizes por construir junto com vocês esse aprendizado”,
destacou.
A jornalista Francy Rodrigues ressaltou
que a turma de Santarém, de todos os lugares que já passaram pelo Brasil, foi
uma das mais proativas, colocando em prática de imediato os conteúdos abordados
no curso. “Isso foi um divisor de águas. Nosso Tá na Mão é antes e depois de
Santarém. Todo mundo saiu do curso hoje sabendo editar, como fazer a melhor
postagem no Instagram e sabendo também como contar uma boa história, utilizando
recursos, como música e texto. Agradecemos a Mineração Rio do Norte que teve a
preocupação de qualificar os profissionais de comunicação da região para esses
novos desafios. Isso é um ato nobre”, reforçou. “Santarém surpreendeu. Com o
mesmo calor com que as pessoas recebem você, elas também têm de atenção, pois
valorizam cada informação e isso incentiva a gente a continuar. Achei muito
interessante a maneira da MRN juntar as pessoas, que realmente contam a
história de região, para essa capacitação”, completou Edson Barreto.
Profissionais elogiam iniciativa
O jornalista Jeso Carneiro, que edita
blog de nome homônimo, disse que as atualizações para os profissionais que
atuam com as tecnologias na informação são sempre bem-vindas. “Achei uma
oportunidade sensacional, que nos proporcionou aprendizado e esse aprendizado é
maior quando você tem pessoas experientes com outros olhares que a gente não
tem. Aprendi aqui que temos que ser a nossa própria mídia, investindo em
conteúdos de qualidade nas nossas mídias sociais. A Mineração Rio do Norte
sempre teve esse papel relevante, mostrando preocupação em qualificar os
profissionais. Numa oficina dessa, todo mundo sai muito mais rico
profissionalmente”, declarou.
Jampierre Martins, gerente de Jornalismo
da TV Atalaia em Oriximiná, disse que a iniciativa da MRN foi acertada e
permitiu atualização para todos os profissionais. “Com certeza, todo o
conhecimento que nos foi repassado vai facilitar muito o nosso trabalho no dia
a dia. Quem trabalha na área de comunicação sabe os desafios que enfrentamos em
televisão, por exemplo, para fazer a gravação e edição. Muitas vezes, você está
num lugar e não tem como ir para o estúdio. Com as técnicas de vídeo que
aprendemos, podemos fazer essa edição pelo celular e assim o trabalho não
ficará comprometido”, avaliou.
O jornalista Jota Ninos, que este ano
completa 35 anos de profissão, disse que o curso quebrou algumas resistências
para se usar as mídias sociais para produzir conteúdo. “É importante ter essa
possibilidade de fazer o contato com as mídias sociais. Eu utilizo meu blog e
Facebook para divulgação dos meus conteúdos e tenho que usar mais Instagram. O
curso me deu esse olhar de como posso aproveitar essa rede para fazer,
inclusive, um trabalho jornalístico”, afirmou.