Deficientes auditivos que utilizam o
Terminal Hidroviário de Belém (THB) já têm o auxílio de uma profissional em
libras para obter informações no local. O espaço também disponibilizou um
Código de Defesa do Consumidor (CDC) impresso em braile. Os serviços de
inclusão começaram a ser oferecidos nesta segunda-feira (15) pela Companhia de
Portos e Hidrovias do Pará (CPH), responsável pela administração do local.
A intérprete em libras vai atuar durante
a semana, de segunda à sexta-feira, no horário de 7h às 13h, na sala da
administração do terminal. Nesta manhã, a profissional circulou pelos
corredores do Terminal para conhecer a rotina dos usuários. "Vai ser um serviço
muito importante para os deficientes auditivos, que vão ter uma compreensão
maior das informações no local. Já o Código de Defesa do Consumidor em braile
também vai trazer mais clareza para os usuários cegos que passarem por
aqui", explica a técnica em libras contratada pela CPH, Karen Bandeira.
Além de fornecer uma série de tutoriais
com orientações sobre os principais direitos e deveres dos consumidores, a
cartilha possui um QRcode que possibilita abrir o c ódigo online. Todas as
medidas atendem recomendação da Defensoria Pública União (DPU).
Férias - Cerca de 140 mil usuários devem
passar pelo Terminal Hidroviário de Belém em julho, isso representa cerca de 5
mil passageiros por dia e 35 mil por semana. A exemplo do ano passado, os
destinos mais procurados pelos veranistas devem ser os municípios de
Salvaterra, Joanes, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, todos na ilha do
Marajó, e a cidade de Macapá, no estado do Amapá.