Os homens vivem, em média, sete anos a
menos que as mulheres no Brasil, segundo estatísticas do Ministério da Saúde
divulgadas em 2016. Fatores culturais fazem com que a população masculina
procure menos os serviços de saúde e seja mais suscetível a doenças crônicas dos
aparelhos circulatório e respiratório. Para incentivar os homens a dar mais
atenção à própria saúde, desde 1992 o Brasil celebra o Dia Nacional do Homem em
15 de julho.
Alinhada ao Objetivo do Desenvolvimento
Sustentável (ODS) 3: Saúde e bem-estar, a Alubar realiza ao longo deste mês a
campanha alusiva ao Dia do Homem, com o objetivo de reforçar boas práticas de
cuidados com a saúde para os colaboradores do gênero masculino. A campanha é
realizada no âmbito do programa de qualidade de vida da Alubar - o Viva Bem -
com o tema “Não interessa que tipo de homem você é, seja do tipo que cuida da
saúde”. Em julho, a mensagem da campanha circulará nas mídias internas e nos
corredores da empresa por meio de cartazes e descanso de tela. Localizada em Barcarena,
a Alubar é líder na América Latina e oferece soluções em condutores elétricos
de alumínio e cobre.
O Coordenador do Serviço Especializado
em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Alubar,
Nuremberg Soria, explica que a campanha é um alerta para que os colaboradores
homens tenham mais saúde. “Os números não mentem: as mulheres cuidam da saúde
muito mais que os homens. Dados do Mistério da Saúde apontam que em 2017 foram
consultadas 80 milhões de mulheres a mais que os homens. Além disso, a cada
três mortes de adultos, duas são de homens. Queremos conscientizar os homens da
importância do autocuidado, buscando a prevenção de doenças e a melhoria da
qualidade de vida”, relata.
Os pilares do Programa Viva Bem são conscientizar,
buscar a autogestão da saúde e reforçar o desenvolvimento profissional, mental,
espiritual, físico e social de todos os colaboradores.