Passageiros que
utilizaram o Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, em Belém (PA), no segundo
trimestre deste ano, avaliaram o terminal paraense entre “bom” e “muito bom” na
categoria dos aeroportos que movimentam até cinco milhões de viajantes por ano.
O dado é da Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho
Aeroportuário, divulgada nesta quinta-feira (1/8), pela Secretaria Nacional de
Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. Clique aqui para acessar a
pesquisa.
De acordo com o
levantamento, que avalia os 20 aeroportos mais movimentados do País, o
Aeroporto de Belém recebeu notas superiores à meta de qualidade do Governo
Federal, em 81% dos 38 indicadores analisados e alcançou média de satisfação
geral de 4,19.
O aeródromo da capital
paraense também apresentou 13 itens com pontuações acima da média da categoria
(4,38), com destaque para o tempo de fila na emigração, que conferiu ao
terminal a melhor nota (4,86) no ranking geral. Outros quesitos bem avaliados
pelos usuários, foram:
- tempo de fila no
check-in (4,70);
- cordialidade e
prestatividade dos funcionários da emigração (4,82);
- cordialidade e
prestatividade dos funcionários do check-in (4,74);
- tempo de fila na
inspeção de segurança (4,66).
O resultado da pesquisa
mostra uma evolução da média de satisfação geral do passageiro 2% superior ao
obtido no primeiro trimestre deste ano e 5,4% maior à sondagem realizada no
mesmo período de 2018. Os indicadores que mais progrediram, em relação ao ano
anterior, foram: qualidade do Wi-Fi (74,6%), custo-benefício do estacionamento
(34,4%), conforto térmico do aeroporto (20%) e preço dos alimentos em
lanchonetes e restaurantes (11,4%).
Para o superintendente
de Val-de-Cans, Fábio Rodrigues, os dados demonstram o esforço e o compromisso
diário da Infraero em promover a melhoria contínua dos serviços prestados aos
passageiros. “Estamos muito felizes em perceber que a cada pesquisa o nosso
aeroporto evolui na percepção dos passageiros.
As análises são muito importantes para que possamos aprimorar os
serviços oferecidos aos usuários”, destacou. “Investimos na revitalização da
climatização, reforma de banheiros, Wi-Fi, redução do preço na primeira hora do
estacionamento, além de preços mais acessíveis em lanchonetes e restaurantes,
com a criação do Selo Compromisso com o Cliente. A implantação do Selo, por
exemplo, fez com que ficássemos em quarto lugar entre os aeroportos analisados
na pesquisa”, acrescentou.
Com capacidade para
receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional de
Belém movimentou, no primeiro semestre deste ano, quase 1,7 milhão de viajantes
- aumento de 3,7% no fluxo em relação ao mesmo período de 2018, que registrou
1,63 milhão.
Operam diariamente, em
Val-de-Cans, uma média de 100 voos comerciais regulares de seis companhias
aéreas - Azul, Gol, Latam, MAP, Surinam e TAP. As rotas interligam Belém a
diversos destinos brasileiros – Guarulhos e Campinas (SP); Recife (PE);
Brasília (DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro
(RJ); Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT). Já
os voos internacionais ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos,
ao Suriname e à Guiana Francesa.