O Aeroporto Internacional de
Belém/Val-de-Cans (PA) foi avaliado com índices máximos pelos passageiros que
utilizaram o terminal paraense no terceiro trimestre deste ano, alcançando
conceitos “bom” e muito bom”. O dado é da Pesquisa de Satisfação de Passageiros
e de Desempenho Aeroportuário, divulgada nesta quinta-feira (7/11), pela
Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.
O resultado da pesquisa mostra uma
evolução da média de satisfação geral do passageiro 5,8% superior à sondagem
realizada no mesmo período de 2018. Os indicadores que mais progrediram, em
relação ao ano anterior, foram: qualidade do Wi-Fi (43,5%), custo-benefício do
estacionamento (12,5%), conforto térmico do aeroporto (17,3%), tempo de fila
check-in (10%), disponibilidade de tomadas (26,3%), limpeza geral (6,9%) e
preço dos alimentos em lanchonetes e restaurantes (12,5%).
De acordo com o levantamento, que avalia
os 20 aeroportos mais movimentados do País, o Aeroporto de Belém recebeu notas
superiores à meta de qualidade do Governo Federal, que é 4,0 (“bom”), em 46%
dos 38 indicadores analisados. Já a média de satisfação geral ficou em
4,23.
O aeroporto da capital paraense também
apresentou 14 itens com pontuações acima da média da categoria (4,40), com
destaque para o tempo de fila no check-in, que conferiu ao terminal o segundo
lugar (4,90) no ranking geral.
Outros quesitos bem avaliados pelos usuários, foram:
Outros quesitos bem avaliados pelos usuários, foram:
- tempo de fila na emigração (4,70);
- cordialidade e prestatividade dos
funcionários do check-in (4,73);
- confiabilidade da inspeção de
segurança (4,62);
- tempo de fila na inspeção de segurança
(4,59);
- integridade da bagagem (4,53).
Para o superintendente de Val-de-Cans,
Fábio Rodrigues, os dados mostram que as ações desenvolvidas em Val-de-Cans
estão sendo percebidas e bem avaliadas pelos passageiros. “Nós melhoramos
processos, o custo de alimentação e estacionamento, fizemos ajustes pontuais em
infraestrutura, e passamos a oferecer também mais comodidade com wi-fi gratuito
por até uma hora. A disponibilidade de internet, por exemplo, fez com que
ficássemos em segundo lugar entre os aeroportos da Rede Infraero analisados na
pesquisa”, pontuou.
O aeroporto
A Infraero realizou, recentemente, uma
série de melhorias no Aeroporto Internacional de Belém para garantir mais
conforto, fluidez e segurança aos passageiros, são elas: a revitalização das
pontes de embarque, esteiras de bagagens e sistema de climatização; instalação
de novas opções de alimentação na sala de embarque e novo canal de inspeção
doméstico.
Desde setembro deste ano, o terminal
belenense passa por obras de reforma do Canal de Inspeção Internacional e do
Embarque Remoto Doméstico, que ampliarão às áreas garantindo mais agilidade e
fluidez nos processos de embarque de passageiros. Estão sendo realizadas também
melhorias na sinalização das vias de acesso e cobertura do terminal. Até o final do ano, estão previstas intervenções
associadas à mudança dos forros e a revitalização dos elevadores.
Com capacidade para receber até 7,7
milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional de Belém movimentou,
até setembro deste ano, quase 2,63 milhões de viajantes - aumento de 1,4% no
fluxo em relação ao mesmo período de 2018, que registrou 2,59 milhões.
Operam diariamente, em Val-de-Cans, uma
média de 100 voos comerciais regulares de seis companhias aéreas - Azul, Gol,
Latam, MAP, Surinam e TAP. As rotas interligam Belém a diversos destinos
brasileiros – Guarulhos e Campinas (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá
(AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG);
Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT). Já os voos internacionais
ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos, ao Suriname e à Guiana
Francesa.