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Crédito: Setur / Ascom |
Criados em um mundo cada vez mais
conectado, os Millenials são um desafio para o turismo: anseiam por serviços
mais rápidos, conectados e satisfatórios. A inovação tecnológica é o principal
atrativo para esse consumidor. A internet é a principal aliada desses novos
turistas na hora de planejar as suas viagens, e também, é na rede que eles
desejam ampliar a sua experiência na região visitada.
Diferente de seus antecessores, que
levavam algumas semanas para compartilhar o que viveram, os Millenials
compartilham seu dia-a-dia na internet. Ou seja, uma experiência negativa ou
positiva chega muito mais rápido ao público atingido pelo turista. A conectividade
do local então, passa a ser um ponto decisivo na escolha da próxima viagem.
É o caso de Jéssica Diana, estudante de
28 anos, que vê a internet como o guia para as viagens que vai fazer. "A
internet é um ponto super importante. Se um dia eu quiser viajar para a Disney,
a gente tem toda uma burocracia para chegar lá, porém a gente já sabe, já tem
um roteiro preparado através de pesquisas na internet para onde a gente vai,
para não ficar perdido. Por que eu vou pra Disney, mas eu não sei o que é isso,
onde fica aquilo, e a internet vira um guia turístico, é um roteiro antes de
viajar", explica.
Os influenciadores digitais também
participam dessa vivência. Eles são os responsáveis por apresentar um local ao
seu público e despertar nele a vontade de viajar, como nos conta Jéssica.
"Eu acompanho muito a Taciele
Alcolea. Ela tem até uma bebezinha chamada Alice. E eles viajam muito para fora
do Brasil, eles já foram para Portugal, México, França, enfim, eu acompanho
muito. Um país que eu tenho muita vontade de conhecer é a França, e foi através
dela que essa vontade, essa curiosidade aumentou mais".
Crédito: Setur / Ascom
Para Fabiola Sodré, 18 anos, estudante,
os sites de viagem e influencers servem para despertar o interesse sobre um
local, e posteriormente, a pesquisa na internet. "Eu tenho duas formas de
procurar destinos de viagem: o Instagram e a internet. Geralmente eu sigo
páginas de viagens e pessoas, em que elas falam de muitos lugares que acabam
chamando a nossa atenção. Então eu acabo vendo algumas programações e sites de
viagens e eu fico interessada. Logo em seguida, eu pesquiso na internet para
procurar mais sobre o país em si, porque o país tem muitos lugares para
escolher, então tem que pesquisar bastante", afirma.
O itinerário na localidade também muda.
Os viajantes de hoje desejam vivenciar a cultura local, chegando até a
dispensar os hotéis e passar um tempo nas casas dos moradores locais.
Mas por que investir nos Millenials?
Segundo o "2020 Hotel Trend
Report", divulgado pelo portal Hotel News Now, essa nova categoria de
turista está mais disposta a gastar na viagem, gostam mais de viajar que seus
antecessores e estão construindo uma relação de lealdade com os hotéis e locais
que frequentam.
No Pará
O Estado lidera a conectividade no Norte
do País. Dos 84 Municípios com wi-fi na região, 46 estão no Pará, segundo dados
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fato que interessa
aos novos turistas, ansiosos por conectividade. O Estado, além de ter internet
gratuita em diversos destinos turísticos, também é vendido por diversos sites
especializados. O TripAdvisor, por exemplo, conta com mais de 146 mil dicas
sobre o turismo no Pará.
Em 2019, a Secretaria de Estado de
Turismo (Setur) trouxe ao Pará, a blogueira holandesa Nienke, que conta com
cerca de 1 milhão de seguidores no Instagram e 3,41 milhões no Youtube. De
acordo com o estudo "Taking Stock With Teens", cerca de 85% dos
jovens utilizam a rede social ao menos uma vez por mês. Em seu vídeo produzido
para o Youtube sobre a capital paraense, Nienke recebeu mais de 29 mil
"likes" e cerca de 3,3 mil comentários. No Instagram oficial
"Visit Pará", as postagens sobre a visita da blogueira renderam cerca
de 1000 visualizações diárias.
Texto com a colaboração de Helando Fragoso