Oito escolas de samba se apresentam nesta sexta-feira, 14, na Aldeia Amazônica




A criatividade e o amor ao samba são os elementos principais para que as agremiações do Segundo Grupo consigam brilhar e agitar as arquibancadas no Desfile Oficial do Carnaval 2020 das Escolas de Samba de Belém que começa na noite desta sexta-feira, 14, na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira.

A primeira escola a se apresentar é a Escola de Samba A Grande Família, seguida das agremiações Mocidade Botafoguense, Coração Jurunense, Império Jurunense, Habitat do Boto, Os Colibris, Cacareco e Acadêmicos da Pedreira.

Os ingressos para assistir ao Desfile Oficial podem ser adquiridos mediante a troca por um quilo de alimento não perecível, que deve ser trocado nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Belém (Cras) e também nas sedes das escolas de samba, nos dias 14, 15 e 16 deste mês.

A concentração das escolas para a apresentação de hoje começa às 19h30 e para o presidente da Fundação Cultural do Município (Fumbel), Fábio Atanásio, a expectativa para o evento é a melhor possível. “Todo esforço foi feito. Nós temos a Aldeia Amazônica totalmente recuperada e com todos os equipamentos necessários. Tivemos também uma construção em diálogo com todas as agremiações que vão fazer parte da competição e julgadores habilitados, conforme nossas diretrizes”, disse.

“Nós, da Prefeitura de Belém e da Fumbel, temos o sentimento de que fizemos o melhor possível para esse carnaval, para que consigamos oferecer sempre o que essa cidade bem merece. Gostaria de convidar toda a população, esperamos uma Aldeia Amazônica lotada de pessoas felizes com a bela festa que nós vamos oferecer”, convidou Atanásio.

Quesitos - O Corpo de Julgadores será composto por 15 membros, sendo designados três julgadores por quesito, que os apreciarão, atribuindo-lhes notas de 9 a 10 pontos, sendo permitido o fracionamento em décimos.

As Escolas de Samba serão avaliadas nos seguintes quesitos: bateria, samba de avenida, fantasia, empolgação e grupo de apresentação. Todas as cabines de julgamento terão placas de identificação dos quesitos a serem apreciados.

Trânsito - A concentração das escolas ocorrerá na avenida Pedro Miranda com a Doutor Freitas e a dispersão seguirá pela avenida entre as travessas Lomas Valentinas e Angustura.

Para garantir a segurança do público e a circulação dos componentes das escolas, será interditada a pista central e as pistas do entorno da Aldeia Amazônica, na avenida Pedro Miranda entre travessa Lomas Valentinas e avenida Doutor Freitas.

A interdição valerá em todos os dias de desfile, a partir das 17 horas, e permanecerá até o término das atividades do Carnaval.

Previsão do horário de desfile e horário de concentração:

1. Associação Carnavalesca A Grande Família

Concentração: 19h30

Início: 20h30

2. Associação Carnavalesca Mocidade Botafoguense

Concentração: 20h30

Início: 21h30

3. Associação Carnavalesca Coração Jurunense

Concentração: 21h30

Início: 22h30

4. Associação Carnavalesca Império Jurunense

Concentração: 22h30

Início: 23h30

5. Grêmio Recreativo Escola de Samba Habitat do Boto

Concentração: 23h30

Início: 00h30

6. Grêmio Recreativo Carnavalesco Os Colibris

Concentração: 00h30

Início: 01h30

7. Associação Carnavalesco Cacareco

Concentração: 1h30

Início: 2h30

8. Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira

Concentração: 2h30

Início: 3h30

Serviço: As escolas de samba Associação Carnavalesca Mocidade Unida do Benguí, seguida da Cacareco, Embaixadores Azulinos, Habitat do Boto, Alegria Alegria, Mocidade Botafoguense e Embaixada do Império Pedreirense começam o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém, com a apresentação das escolas do 2º Grupo, na Aldeia Amazônica, a partir das 19 horas! Saiba mais em: http://agenciabelem.com.br/Noticia/209556