Crédito: Segup / Thiago Costa |
Uma parceria entre a Secretaria de
Segurança Pública e Defesa Social do Para (Segup) e o Grupo Equatorial Energia
tem como objetivo dar publicidade aos serviços da segurança pública para toda a
população paraense. Agora, os números 190 de urgência e emergência e o 181,
disque denúncia, são veiculados na conta de energia elétrica, em todo o Estado.
A divulgação, que teve início no mês de
janeiro, tem como objetivo informar ao cidadão os principais canais e
ferramentas que a segurança disponibiliza para atender à população. A
disseminação deve atingir mais de 2,6 milhões de paraenses.
Para o secretário de segurança pública,
Ualame Machado, a parceria é essencial para chegar a todos os lugares do
Estado. "O Pará é muito grande e há lugares onde até mesmo a comunicação
tradicional é difícil, por isso é importante essa parceria, que poderá levar a
cada lar paraense a informação dos serviços da segurança. Esses serviços são
uma via de mão dupla, que tanto a população pode solicitar atendimento de
urgência e emergência, quanto pode contribuir para a elucidação de
crimes", explicou.
De acordo com o gerente da área de
Relacionamento com o Cliente da Equatorial Energia Pará, Haroldo Nobre, a
parceria é de extrema importância para todos. "É importante utilizarmos a
conta de energia, que é um meio massivo e que chega a milhões de pessoas, para
divulgar esse canal de utilidade pública. Cada vez mais pessoas devem saber que
têm à disposição o 181 e o 190 para contribuir e utilizar de forma
assertiva", avaliou Haroldo.
Quando usar o 181 e 190 - Apesar dos
números estarem disponíveis à população para informar algum acontecimento que
necessite da atuação de agentes da segurança pública, o número do Disque
Denúncia e o 190 oferecem serviços distintos.
Enquanto o 190, vinculado ao Centro
Integrado de Operações (Ciop), atua em ações imediatas, como incêndios,
acidentes, assaltos com reféns, entre outros, o 181 é destinado para contribuir
com que atos criminosos, que já aconteceram, possam ser solucionados, como
recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados,
por exemplo. Este número é para fazer denúncias ou dar alguma informação de
algum crime.
Após fazer a denúncia, o informante
recebe um número de protocolo para que possa acompanhar o processo para, se for
o caso, adicione informações. Os dados recebidos são encaminhados aos órgãos
competentes para que as devidas providências sejam tomadas.