O Procon Pará, vinculado à Secretaria de
Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), orienta os consumidores sobre as
compras para o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (10), durante o
atual cenário de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Para o titular da Sejudh, Rogério Barra,
o ideal seria dar prioridade ao comércio local da cidade ou bairro por meio das
compras delivery, para impulsionar a economia e o serviço do pequeno negócio.
"Antes de ir às compras on-line, procure encontrar um delivery próximo.
Muitos estão se reinventando e fazendo entregas por telefone ou vendendo pelas
redes sociais. Além disso, fica mais fácil realizar o pagamento ou de resolver
algum problema que eventualmente possa ocorrer", enfatiza o secretário.
Mas, caso o consumidor opte pelas
compras online, o Procon faz alguns alertas para adquirir o presente de forma
segura e sem sair de casa. Entre as dicas, o consumidor deve tomar cuidado ao
escolher a loja virtual, verificando a reputação do site, atentar aos valores
dos produtos ou serviços que estão sendo ofertados, comparar com a média de
preço em outros sites, além analisar os prazos de entrega e a política de troca
e devolução.
"Existe um site chamado Reclame
Aqui, nele o consumidor pode pesquisar o índice de reclamações da loja que ele
pretende fazer sua compra, desta forma ele evita de cair em cilada",
esclareceu o diretor do Procon, Nadilson Neves.
A coordenadora de fiscalização, Ágatha
Barra, ressalta a importância de cobrar a nota fiscal. "Mesmo comprando
pela internet, o consumidor tem direito à nota fiscal, é ela que legitima a
compra do produto ou serviço", frisou.
Para a técnica de almoxarifado, Erica
Alves, que mora em Campina Grande - Paraíba há mais de um ano, poder comprar o
presente da sua mãe, que mora em Belém, foi mais fácil por causa da internet.
"Como eu moro em outro estado, então pesquisei uma loja de Belém que oferecesse
o serviço de entrega para que eu pudesse presentear minha mãe, uma forma de
alegrá-la mesmo neste momento difícil", lembrou.
Serviço - Para denúncias, o Procon segue
com os canais de atendimento no 151 e whastapp (91) 99230-0151.