A Central Bel Fácil, órgão de Prefeitura
de Belém, coordenado pela Secretaria de Administração (Semad), retoma, nesta
terça-feira, 9, o atendimento ao público, com o serviços da Superintendência
Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), a Secretaria Municipal de
Finanças (Sefin), a Junta Militar e o Portal do Trabalhador. A central fica
localizada no primeiro piso do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro.
De acordo com a coordenadora da Bel
Fácil, Bruna Nascimento, a Central tem grande procura, especialmente por
oferecer o atendimento da SeMOB, porém, com a retomada gradativa dos serviços e
atendimento ao público, o local terá novo horário de funcionamento. “Temos boas
expectativas para este retorno. Fizemos o treinamento de nossos servidores para
terem total controle de pessoal dentro da loja. Além disso, o serviço será
organizado com atenção para que as pessoas usem máscara”, ressalta. O posto
atenderá em um horário restrito e observando todos os protocolos de segurança.
SeMOB – A Superintendência Executiva de
Mobilidade Urbana atenderá com os serviços de recursos de multas em geral,
indicação de real condutor, liberação de veículos, entre outros. “É um trabalho
de forma gradativa. Vamos reabrir esses serviços com um máximo de distribuição
de 50 senhas por dia, começando a partir das 12h, horário estipulado de
abertura dos shopping e encerrando às 15h. Serão respeitadas todas as medidas
de prevenção, como a disponibilização de álcool para higienização, distanciamento
mínimo entre as pessoas e utilização de máscaras pelos funcionários”, explica o
diretor administrativo e financeiro da SeMOB, Márcio Cardoso.
Desde março, por meio de resolução do
Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) todos os prazos para recursos de multa,
indicação de real condutor e outros procedimentos foram suspensos durante o
período da pandemia. Segundo Márcio, a resolução segue em vigor. “Os prazos
continuam suspensos, ou seja, quem teve prazo a vencer a partir do dia 19 de
março, não precisa se preocupar e achar que a partir de amanhã o prazo já volta
a correr. Nosso objetivo com essa retomada gradual é justamente já ir recebendo
esses recursos para que não haja aglomeração assim que os prazos forem
retomados em todo o país”, prossegue o diretor.
Já a Coordenadoria de Atendimento ao
Usuário da Semob (Coau), que atende exclusivamente idosos e pessoas com
deficiência, deve retomar as atividades a partir do dia 15.
Vistoria de táxi - O serviço de vistoria
de táxi, antes previsto para ser feito somente mediante agendamento no site do
Detran, mudou de fluxo e a partir desta segunda, 8, passa a atender
inicialmente 30 veículos por dia, de segunda a sexta-feira. Não é necessário
mais fazer agendamento prévio e as vagas são por ordem de chegada, das 8h às
14h, no Terminal BRT Mangueirão.
"Anunciamos que este serviço só
seria feito mediante agendamento prévio, mas como havia uma grande demanda reprimida
que procurou o posto da SeMOB no Detran nesta segunda-feira para este serviço,
decidimos fazer alguns atendimentos e agora passamos a ofertá-lo diretamente ao
taxista. Estamos começando o atendimento nesta terça-feira (9) para 30 táxis e
vamos avaliar para saber se será preciso fazer ajustes nessa capacidade ao
longo da semana", explica Karim Zaidan, diretor de Transporte da SeMOB.
Demais serviços - Os demais órgãos
municipais que compõem a Central, como a Secretaria Municipal de Finanças
(Sefin), Portal do Trabalhador e a Junta Militar, também retomam os
atendimentos nesta terça, em horários distintos.
Para serviços junto ao Portal do
Trabalhador, é necessário agendamento prévio através do e-mail:
portaldotrabalhador.agendamento@gmail.com. Já a Sefin, o atendimento será das
12h às 18h, e a Junta Militar será distribuído senha por ordem de chegada,
sempre das 12h às 17h.