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Crédito: Divulgação |
O Selo Turismo Responsável, do
Ministério do Turismo (MTur), programa que estabelece boas práticas de
higienização para cada segmento do setor, tem sido aderido por empresas do
Estado. Segundo a última atualização do MTur, 145 empreendimentos do Pará já receberam
a autenticação.
O programa é um meio para os
consumidores se sentirem seguros ao viajar e ir em locais que cumpram
protocolos específicos do novo coronavírus. O Ministério do Turismo acredita
que a medida contribui para "promover o Brasil como destino seguro e
incentiva a retomada da atividade turística e a atração de turistas nacionais e
internacionais".
Mais de 10 mil empreendimentos
turísticos já foram autenticados em todo o Brasil. Uma das empresas foi a
agência de turismo El Shaday Tur Parauapebas, que trabalha com turismo
receptivo em Parauapebas e turismo emissivo. Por conta da pandemia, a agência
parou as suas atividades. Segundo Léia Silva, dona da empresa, a solicitação
foi muito simples, pois eles já vinham tomando as medidas de distanciamento e
higienização. Além disso, a empresa está auxiliando e informando os clientes
sobre as viagens. "Nenhum cliente cancelou sua viagem, todos aceitaram
remarcar. Nossa recomendação é para aguardar, porque nós não vamos colocar a
saúde deles (turistas) em risco", afirma a empresária.
A agência de viagens Samistur do Brasil,
também aderiu ao programa. Segundo a diretora de Marketing, Samantha Rahman,
para a abertura da agência, no início de julho, foi realizada uma ação de
sanitização e desinfecção do ambiente. "Nós mantemos limpeza diária,
mantemos álcool em gel por toda a agência, placas com orientações, também temos
o tapete de sanitização, diminuímos o número de pessoas dentro do escritório.
Estamos fazendo as medições de temperaturas e todos os protocolos
necessários", explica. A companhia já está montando e vendendo pacotes
para 2021 e continua auxiliando os clientes com informações e dicas de
segurança.
Segurança e conscientização: A
solicitação não é obrigatória, mas para Léia Silva, a etiqueta vai ser uma
marca de credibilidade para a empresa, apesar de não ter fiscalização. "O
selo vai ser um símbolo de confiança. Mas acho que o principal é que nós,
empresários do turismo, temos que ter consciência e fazer o que é certo",
diz a gestora. Samantha Rahman também acredita que assumir esse compromisso de
segurança é um diferencial muito importante para a retomada. "Vai passar
para o turista que aquela empresa trabalha de maneira séria. Vai ser um
diferencial nas agências que aderirem os protocolos para que o cliente se sinta
seguro e veja que aquele local tem responsabilidade e preza pela saúde e bem
estar dele", declara a diretora de Marketing.
O Ministério do Turismo não fará
fiscalização pois acredita "que empresas e profissionais do turismo são os
maiores interessados em garantir um ambiente seguro tanto para seus
colaboradores como também para seus clientes". Mas em caso de
descumprimento de protocolos, o turista poderá denunciar para o Ministério do
Turismo que, "em última instância, poderá revogar o selo".
Agora, as agências aguardam para que
tudo volte ao normal e elas voltem a realizar sonhos. "Eu espero que a
gente volte a viajar, fazer a alegria das pessoas. Eu sempre falo que nós
trabalhamos com sonhos, porque tem muita gente que tem sonho em conhecer algum
lugar e nós ajudamos a realizar. Então, espero que as coisas voltem ao normal e
que as pessoas se conscientizem", manifesta Leia Silva.
A representante da Samistur Brasil diz
que o momento é das pessoas se acalmarem, aproveitarem para pesquisar e definir
com sabedoria os roteiros que querem para o futuro, até porque, viajar é o
lazer mais apreciado.
Para o secretário de turismo, André
Dias, o selo é importante pois compromete os negócios turísticos a implantar os
protocolos de segurança sanitária, que são importante para os funcionários,
empresários, usuários e para conter a pandemia. "O selo é esse
compromisso, para que possamos ter uma atividade turística responsável e segura
para todos os envolvidos. Além disso, ele acaba servindo como um norte para que
o consumidor, o turista, consiga identificar quem tem esse compromisso e quem
não tem", afirma o secretário.
Serviço: O selo Turismo Responsável está
disponível para 15 segmentos do setor. Para fazer a solicitação, é preciso ter
o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e acessar no site
do Ministério do Turismo, a página do programa:
http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/
(Texto com a colaboração de Aila Beatriz
Inete)