A Casa Imerys, projeto social localizado
no município paraense de Barcarena, realizou a Semana da Família, uma programação
voltada para a capacitação de pais e responsáveis dos alunos do curso de
Reforço Escolar, com o objetivo de fortalecer a participação no desenvolvimento
da educação das crianças. Por conta da pandemia do coronavírus, os alunos
passaram a receber aulas on-line e em casa, com o apoio da família. O projeto é
da Imerys, mineradora que atua com caulim na região.
Com o tema “Cuidando”, a Semana da
Família desenvolveu atividades que reforçam a integração dos familiares. “Nós
queremos mostrar que a família pode ser composta por avós, tios, tias, duas
mães, dois pais e todos os que criam as crianças. Não apenas pai e mãe, como se
mostravam antigamente”, explica a analista de Relações com a Comunidade da
Imerys, Flávia Souza.
A formação para os pais e responsáveis
contou com temas sobre como respeitar o tempo da criança e o estímulo para
realização das atividades, além de atendimento dos professores com os
responsáveis uma vez por semana, para tirar dúvidas e relatar o progresso do
aluno.
“Nossa intenção é reforçar a
participação dos pais e responsáveis nas atividades enviadas para esses alunos.
Eles são o elo entre a Casa Imerys e as crianças. Oferecemos então a formação
para os familiares, para que o aprendizado seja ainda mais produtivo”, explica
Alessandra Vasconcelos, consultora da Casa Imerys e coordenadora do projeto.
Para a enfermeira Marcilene Ribeiro, mãe
de dois filhos, a Semana da Família foi muito importante para juntar pai, mãe e
os filhos e responsáveis, durante esse momento delicado de isolamento social.
“Agora podemos nos conhecer melhor, participar do desenvolvimento educacional e
diário dos nossos filhos. Foi uma boa oportunidade”, afirma Marcilene, que há
cinco anos frequenta a Casa Imerys.
O projeto contou também com o Cinema em
Família, onde um curta-metragem musical foi enviado no grupo de WhatsApp e
assistido, em casa, por toda família. “Foi muito bacana, pois mostrou sobre a
relação entre a família e pude ver junto com o meu filho. Esse projeto é muito
importante. Nós não temos o mesmo instinto e habilidades que os professores têm
para ensinar. Sou eu que ensino meu filho em casa durante as atividades e mesmo
com tanto tempo sem aula, ele tem se saído bem”, conta Daniele Ribeiro, mãe do
aluno Marcos Vinícius, de sete anos.