Empresa neutra em carbono e comprometida
em gerar impacto positivo no meio ambiente, a Vivo lança um movimento para
estimular o consumo consciente e a sustentabilidade. Na campanha Recicle com a
Vivo, lançada esta semana, a marca convida a sociedade a refletir sobre as
ações necessárias para tornar o mundo mais sustentável e incentiva o descarte
correto do lixo eletrônico, que pode ser feito diretamente nas lojas da Vivo.
Com o mote "A Vivo cuida do seu lixo eletrônico e juntos cuidamos do meio
ambiente", a marca quer engajar o consumidor a fazer parte desse
movimento, ampliando a destinação correta e a reciclagem de materiais como
aparelhos de celular, cabos, tablets e notebooks no Brasil. Segundo o relatório
The Global E-waste Monitor 2020 da ONU, o Brasil foi o quinto país que mais
produziu lixo eletrônico em 2019, ficando atrás apenas da China, EUA, Índia e
Japão.
"Como marca comprometida com a
sustentabilidade e conectada a assuntos relevantes e atuais, queremos envolver
os consumidores e engajá-los na reciclagem de resíduo eletrônico, que é de
grande relevância para o planeta", revela a diretora de Imagem e
Comunicação da Vivo, Marina Daineze. Em 2019, as lixeiras do programa Recicle
com a Vivo receberam o equivalente a 113 mil itens eletrônicos, entre
celulares, cabos e baterias. Com esse novo projeto, o objetivo é ampliar em
pelo menos 20% este volume em 2021, fortalecendo as iniciativas da Vivo
voltadas ao consumo responsável.
O movimento será apresentado ao público
em uma nova campanha que convida as pessoas a participar dessa iniciativa e
mostra como o descarte consciente e correto pode ser acessível em todas as
lojas Vivo. A novas lixeiras estarão presentes nas lojas em todo o Brasil com
uma nova identidade visual para o programa "Recicle com a Vivo".
Ações com influenciadores e grupos de afinidade nas redes sociais também fazem
parte da estratégia de divulgação. Toda a identidade visual do movimento é uma
criação da agência Africa. Confira aqui o link do filme.
A Vivo foi pioneira no setor a
implantar, ainda em 2006, um programa de logística reversa, o Recicle com a
Vivo, e oferecer aos clientes e não clientes a coleta e destinação de
equipamentos eletrônicos que estão sem uso. Por meio da iniciativa, a empresa mantém
pontos de coleta disponíveis em lojas e revendas em todo o País e dá aos
consumidores a opção pelo consumo responsável. Desde que foi implantado, o
programa já recolheu quase 5 milhões de itens, sendo mais de um milhão de
celulares e garantiu a destinação adequada de 111 toneladas de resíduos, que
voltam para a cadeia produtiva sob a forma de matéria prima para produção de
equipamentos como novos cabos e baterias.
"O movimento pela economia circular
ganha ainda mais relevância à medida em que o consumo aumenta e os recursos
naturais tornam-se cada vez mais escassos", afirma a executiva de
Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. "Como empresa atuante em
Governança Ambiental, Social e Corporativa, a Vivo cumpre seu papel de forma
eficiente na cadeia produtiva e alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável (ODS)", revela a executiva. O valor que resulta da reciclagem
do lixo eletrônico é destinado à Fundação Telefônica Vivo, que desenvolve
projetos de formação e fluência digital voltados para educadores e alunos.
Como Funciona o Descarte
Em todas as lojas da Vivo é possível
encontrar lixeiras identificadas para o descarte de resíduo eletrônico.
Qualquer pessoa, sendo ou não cliente Vivo, pode descartar cabos, celulares,
baterias e carregadores que não utiliza mais. A operadora recomenda que antes
de deixar seu smartphone, o consumidor remova o SIMCARD e todos os dados
pessoais do aparelho, como mensagens, fotos e vídeos, garantindo assim a
privacidade dos seus dados. Clientes dos serviços de banda larga e TV por
assinatura também podem levar às lojas Vivo equipamentos como modem/roteador e
decodificadores. Neste caso, é necessário preencher um Termo de Devolução junto
ao Consultor de Venda na loja.
https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/resolva-agora/devolucao-de-equipamentos
Processo de Reciclagem
Smartphones, carregadores e baterias
depositados nas lixeiras especiais são coletados empresa especializada
certificada, a GM&C, que faz a coleta, transporte armazenagem, separação
materiais, como metais ferrosos, não ferrosos, baterias, vidros e plásticos, de
acordo com a legislação ambiental. Na fábrica de reciclagem, os materiais são
transformados em matéria prima para serem novamente inseridos na cadeia
produtiva.
Vale destacar que os equipamentos são
100% reciclados e nada vai para aterro. O que não é aproveitado para produção
vira fonte de energia para a indústria. Todo o processo e parceiros são
auditados e homologados em atendimento às normas e legislações ambientais. No
caso de modens e decodificadores, os operadores de logística da Vivo recolhem o
material, que passa por uma avaliação minuciosa do equipamento, para que ele
seja higienizado e possa voltar a proporcionar conexão em outra casa. Caso não
estejam em condições de reuso, estes itens também são destinados à reciclagem.
Outras iniciativas – A Vivo mantém ainda
diferentes iniciativas de estímulo ao consumo responsável para permitir aos
clientes e não-clientes uma experiência cada vez mais sustentável dentro das
lojas e ao consumir produtos e serviços da operadora.
Vivo Renova
No programa Vivo Renova, clientes que
querem trocar seu aparelho em bom estado por modelos mais novos podem optar
pelo programa que oferece descontos em smartphones mediante a entrega do
aparelho usado. Em 2019, foram recolhidas neste programa 16,7 toneladas de
aparelhos, o equivalente a 114,5 mil itens. Desde o início do projeto em 2013,
quase 300 mil celulares foram substituídos, um total de 41,60 toneladas. Os
aparelhos em bom estado são recondicionados e comercializados por empresa
parceira no mercado de usados. Dessa forma, a Vivo amplia o acesso dos clientes
às novas tecnologias e dá ao equipamento usado uma destinação adequada.
Selo EcoRating para smartphones
A Vivo foi pioneira em trazer para o
Brasil o selo EcoRating, que classifica com uma nota de 0 a 5 o impacto
ambiental dos smartphones considerando mais de 100 critérios socioambientais. A
avaliação, desenvolvida pela ONG Forum for The Future, do Reino Unido,
disponibiliza aos clientes uma opção de compra mais sustentável. Atualmente, a
Vivo possui mais de 130 modelos de aparelho com o selo EcoRating em seu
portfólio.
Acessórios Sustentáveis
Da mesma forma, a Vivo oferece produtos
sustentáveis no segmento de acessórios, que vão desde capinhas biodegradáveis para
smartphones, feitas a partir de resíduos de materiais naturais como cascas de
cebola e cenoura, serragem, aveia e terra, que se decompõem na natureza em até
1 ano após o descarte -, até soluções inteligentes que auxiliam no consumo de
energia elétrica, como plugues e adaptadores de tomada inteligentes, smart
lâmpadas wi-fi, controle remoto smart. Eles permitem que o cliente acione ou
desligue os equipamentos de sua casa de qualquer lugar, via aplicativo
instalado no smartphone.
Venda Sustentável e Conta Digital
A Vivo também oferece aos clientes a
Venda Sustentável, na qual os contratos são assinados de forma digital por meio
de tablets. Os clientes podem acessá-lo a qualquer instante pelo app Meu Vivo
ou ainda recebê-lo por e-mail. Da mesma forma, a Vivo incentiva que o cliente
opte por receber sua fatura na opção Conta Digital, o que reduz drasticamente o
consumo de papel e ainda pode resultar em bônus de internet no celular dos
clientes. As lojas da Vivo também já trabalham com o sistema de Paper Less, com
vitrines digitais para comunicar as ofertas dispensando, o uso de papel na
positivação, folders ou contratos.