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Crédito: Jader Paes / Agência Pará |
O Governo do Estado, por meio do
Banpará, comprou o direito de dar nome (Naming Rights) aos estádios do Paysandu
e Remo que passam a ser chamados de Estádio Banpará Curuzu e Estádio Banpará
Baenão, respectivamente. A parceria com os clubes foi efetivada no final da
tarde desta quinta-feira (22), com a presença do governador Helder Barbalho,
durante a assinatura do acordo comercial. O ato foi realizado no gabinete do
governador, no Palácio dos Despachos, em Belém.
O valor disponibilizado para cada clube
será de R$ 1,5 milhão que serão pagos em duas parcelas iguais. A primeira será
paga ainda neste mês de outubror e a segunda em janeiro de 2021. Além do nome
nos estádios, a parceria também prevê aplicação da marca do banco nos produtos
dos clubes e inserção de marcas das equipes em produtos do Banpará, como por
exemplo, em cartões bancários.
"É um importante acordo para ajudar
os clubes do Remo e Paysandu. Os estádios passam a levar o nome do Banpará .
Desta forma, estamos ajudando os nossos dois grandes clubes para que possam
representar o Pará na Série C [do Campeonato Brasileiro] levando o nome do Estado
à altura de suas torcidas. Vamos juntos cada vez mais fortalecer o nosso
esporte e o nosso futebol", anunciou Helder Barbalho.
A venda dos direitos dos nomes dos
estádios e arenas ainda não é tão popular quanto nos Estados Unidos e Europa.
Ainda são poucos os casos de clubes que negociam os nomes de seus estádios.
Atualmente, apenas seis estádios brasileiros realizaram este tipo de acordo,
são eles: Neo Química Arena (SP), Allianz Parque (SP), Itaipava Arena Fonte Nova
(BA) e Itaipava Arena Pernambuco (PE), Kyocera Arena (PR) e a MRV Arena (MG)
que está em construção.
O presidente do Banpará, Braselino
Silva, destaca que ação mercadológica, realizada junto ao Remo e Paysandu, tem
importância comercial estratégica na aproximação da instituição financeira com
os atuais e potenciais clientes. "O Banpará atrela a sua marca aos ícones
do futebol paraense que são Remo e Paysandu. Também é importante o Banpará
participar e auxiliar esses clubes", explicou.
O novo patrocínio chega em um bom
momento para a dupla RE-PA, que tem passado por desafios socioeconômicos por
conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O presidente do Papão,
Ricardo Gluck Paul, ressalta que a importância do Estado é apoiar e auxiliar no
fortalecimento do futebol paraense.
"Neste momento critico que estamos
passando com relação a toda ausência de receita financeira, ausência da venda
de ingressos, ou seja, toda essa imposição feita pela pandemia, o Governo
consegue encontrar uma solução de mercado por meio de uma realidade que é
tendência no mundo. Realmente o Governo faz um papel importante e só temos que
agradecer", disse.
O presidente do Leão Azul, Fábio Bentes,
também destacou o apoio do Estado em um momento desafiador para o clube e
adiantou que os recursos serão utilizados para modernização do estádio e
pagamento de custeio. "Mais uma vez o Banpará e o Governo do Estado estão
presentes nas horas em que os clubes mais precisam. Vamos utilizar parte do
recurso para colocar iluminação no Estádio Banpará Baenão e voltar a fazer
jogos noturnos", anunciou.
Naming Rights
Naming rights é o direito aplicado à
concessão da propriedade nominal de um determinado local a uma marca. Ou seja,
o nome que um local, seja ele um estádio de futebol ou um estabelecimento para
eventos, recebe. Exemplos no exterior não faltam. Em 2018, a Uefa tentou mapear
a quantidade de naming rights que haviam no futebol europeu. Até aquele ano,
115 estádios do continente tinham cessão de nome a empresas.