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Crédito: Divulgação |
O Hospital Regional Público dos Caetés
"Jorge Netto Costa" (HRPC), em Capanema, completa um ano de
funcionamento nesta quinta-feira (5). A unidade se dedica a garantir o acesso
dos moradores do nordeste paraense à saúde pública de qualidade, sem que
precisem percorrer grandes distâncias para receber atendimento especializado.
O diretor do Hospital, Lucas Mazziero,
apresenta resultados positivos significativos deste primeiro ano, com a redução
das filas de espera, prontidão do atendimento e aproximação da oferta de
serviços humanizados e eficientes para a população da região.
Desde a inauguração até o mês de
setembro de 2020, o Hospital dos Caetés realizou 1.315 cirurgias, mais de 1,5
mil internações, 17 mil atendimentos ambulatoriais e 78 mil exames
laboratoriais.
Em relação aos exames diagnósticos,
foram realizados cerca de 8 mil raio-x e mamografia; 600 endoscopias e 3,5 mil
eletrocardiogramas. O Hospital contabilizou também mais de 4,5 mil tomografias
computadorizadas e mais de mil ultrassonografias.
"Alcançamos números expressivos de
cirurgias, consultas médicas, exames realizados. A excelência em estrutura e no
desempenho dos profissionais que atuam na Unidade evitou o agravamento de
pacientes, possibilitou a emissão de diagnósticos precoces e garantiu todos os
cuidados que os nossos pacientes precisavam", ressalta o diretor Lucas
Mazziero.
Cerca de 500 mil habitantes de 16
municípios da região, que é a segunda mais populosa do Estado, são beneficiados
com os atendimentos do Hospital dos Caetés. Referência em assistência de média
complexidade em Traumato-Ortopedia, Cirurgia Geral e Neurocirurgia, a Unidade
conta com 41 leitos, sendo 31 de enfermaria e 10 de UTI, para a população da
região nordeste do Pará.
Encaminhado do município de Irituia, o
paciente Mateus Lima passou por uma cirurgia ortopédica no Hospital e ficou
feliz com o atendimento de qualidade que recebeu desde a entrada na Unidade.
"Foi tudo perfeito, não temos uma
reclamação sequer. Eu só posso parabenizar toda a equipe, que, sempre
atenciosa, ofereceu todos os cuidados para a minha saúde desde que cheguei ao
Hospital, ainda na recepção, até agora, no pós da minha cirurgia. O Regional tá
completando o primeiro ano e tem tudo pra crescer ainda mais", afirma.
PANDEMIA
O difícil desafio de enfrentar a
pandemia de Covid-19 fez parte do primeiro ano do Hospital Regional dos Caetés,
que alterou o seu perfil de atendimento, no período de 1º de maio a 28 de
julho, para tratar pacientes confirmados ou com suspeita da doença. A Unidade
atendeu 251 pacientes.
"Para nós foi um impacto muito
grande viver esse momento. Mesmo com toda a apreensão e medo dessa doença
desconhecida, os profissionais se empenharam para oferecer o melhor atendimento
possível aos pacientes. Fortalecemos o sentimento de família da equipe",
conta o diretor.
A técnica de enfermagem, Geane Amaral,
que fez parte da equipe multiprofissional que atuou na UTI do Hospital,
atendendo pacientes mais graves da doença, afirma que esse foi um dos maiores
desafios da sua vida.
"Foi uma superação grande para
gente, como profissional e como pessoa. Agradeço a equipe incansável do
hospital. Aprendemos, sofremos e vencemos juntos. Ver um paciente saindo e
agradecendo pelos cuidados com a sua vida é a nossa maior vitória aqui. O
Regional é uma oportunidade para os profissionais e para a população
paraense", afirma emocionada.
A Unidade recebeu 27 respiradores,
permitindo a ampliação para 37 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. Com os
novos aparelhos, a unidade passou a dispor de 68 leitos exclusivos para o
tratamento da doença, sendo 31 clínicos e 37 de UTI.
Ediel Soares foi um dos pacientes de
Covid-19 tratados no HRPC. No momento de sua alta hospitalar, após a oração,
agradeceu, em meio a aplausos de toda a equipe da Unidade, tudo o que o
hospital fez para salvar a vida dele. "Não importa tudo o que eu passei,
mas que eu sobrevivi. Só posso agradecer a Deus e a equipe que cuidou de
mim".
CONTINUIDADE
Segundo o diretor do Hospital, Lucas
Mazziero, já está sendo realizado, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública
(Sespa), um estudo para ampliar os atendimentos do Hospital Regional Público
dos Caetés. "O objetivo é atender cada vez mais gente, ofertar mais
procedimentos cirúrgicos, aumentar o número de leitos, UTIS e o quadro de
profissionais", finaliza.
O HRPC não atende demanda espontânea. Os
pacientes precisam ser encaminhados pela Central de Regulação do Estado.