A Diretoria de Comunicação Popular e
Comunitária da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) retoma a partir
desta quarta-feira (11), respeitando todos os protocolos sanitários de
segurança, as suas atividades que foram paralisadas há sete meses por causa da
pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e que, em função dos decretos
estaduais, tiveram suas atividades externas suspensas.
A partir deste momento, as inscrições
dos profissionais que podem contribuir em diversas áreas da comunicação para
ministrar oficinas, palestras e atividades voltadas às comunidades também estão
de volta de acordo com o edital.
As atividades objetivam, essencialmente,
a democratização do acesso à informação e à comunicação popular e vêm sendo
realizadas pela Secretaria em vários formatos e parcerias, dentre eles o
Programa Territórios pela Paz (TerPaz).
Voltadas especialmente para a
educomunicação e como ferramenta de protagonismo das comunidades, as oficinas
da Secom abrangem 17 áreas de atuação: audiovisual, educomunicação, comunicação
comunitária, produção de texto, jornalismo, produção cultural, produção
editorial, publicidade e propaganda, estudo de mídias, rádio e tv, multimídia,
arte digital, design, grafite e arte urbana, fotografia, desenho e linguagem
teatral.
"Depois de um período de pandemia,
em que fomos obrigados a suspender as ações, planejamos há alguns meses a
retomada desse trabalho que exerce comunicação pública nas comunidades. Nossa
primeira oficina pós pandemia será a de marketing digital e deve acontecer em
meados de dezembro, no bairro da Cabanagem. Tudo dentro acontecerá de acordo
com os novos protocolos de segurança para garantir que todo mundo possa
participar sem correr nenhum risco. Já estamos fazendo um novo chamado às
pessoas que estão interessadas em participar como instrutores das oficinas para
que elas possam se inscrever, pois o credenciamento continua vigente. Estamos
ansiosos por essa retomada e para voltar aos Territórios Pela Paz levando a
comunicação pública para dentro das comunidades", explica o diretor de
Comunicação Popular e Comunitária, Luiz Carlos Santos.
Para se inscrever é necessário ter mais
de 18 anos, não possuir nenhum vínculo com a administração estadual e
apresentar os documentos que comprovem as habilidades nas quais estão se
apresentando.
As inscrições são gratuitas e podem ser
feitas a qualquer tempo, durante a vigência do edital que é até julho de 2021.
O interessado tem três opções para efetuar a inscrição: via e-mail, presencial
ou via postal.
A Secom orienta que o interessado leia
todo o edital de credenciamento para só depois realizar sua inscrição e enviar
as cópias dos documentos solicitados. As pessoas credenciadas podem ou não ser
chamadas para participar como facilitadores das atividades promovidas pela
Secom, de acordo com as demandas necessárias da Secretaria.
Serviço
Edital de Credenciamento da Secom
Vigente até 16 março de 2021
Informações: dcpc@secom.pa.gov.br