O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia nesta sexta-feira (29) a Operação Finados 2021. A fiscalização será desempenhada nos horários de maior fluxo de pessoas, principalmente, nos horários vespertino e noturno, com foco na prevenção de acidentes provocados pelo consumo de álcool. Até a próxima terça-feira (2), 212 agentes estarão presentes em 18 municípios para garantir a segurança viária nas estradas do Pará.
A operação vai intensificar a prevenção, educação e a fiscalização de trânsito e tráfego para evitar lesões e garantir a preservação da vida de quem se deslocar aos balneários e municípios do interior do Estado. "O planejamento tem por finalidade analisar situações, criar alternativas e propor soluções para o desenvolvimento das ações voltadas para o trânsito durante o feriado prolongado", explica o coordenador de operações e fiscalização do Detran, Ivan Feitosa.
A alcoolemia é a principal preocupação do Detran. Para tanto, o efetivo contará com o suporte de guinchos e etilômetros durante a fiscalização para coibir o consumo de bebida alcoólica e excesso de velocidade.
A Operação Lei Seca vai desenvolver ações de fiscalização e cidadania nos municípios de Salinópolis, Barcarena e Marituba (rodovia BR-316, do km 01 ao 18) e na PA-391 (Belém-Mosqueiro), consideradas vulneráveis para direção associada com álcool ou droga.
A fiscalização também estará atenta a alternativas para minimizar possíveis congestionamentos, afim de garantir a fluidez do trânsito. A BR-316 terá uma operação específica de controle de fluxo com equipes de agentes de fiscalização de trânsito em ronda no perímetro dos cemitérios localizados na via. O objetivo é garantir segurança e fluidez no trânsito em toda a área.
Nas PA's 124 e 391 os postos de
regularização estão tecnologicamente equipados para prevenir, combater e
regularizar infrações administrativas e criminais. Pela primeira vez, a
Operação Finados nessas vias passa a contar com radares OCR (Reconhecimento
Óptico de Caracteres), sistema que permite, a partir da identificação da placa,
a checagem da situação dos veículos, verificando irregularidades, como atraso
de licenciamento, veículos clonados ou com algum impedimento judicial.