Para isolar o corredor do BRT na
Avenida Augusto Montenegro, e evitar acidentes, a Prefeitura de Belém iniciou a
instalação das grades de proteção que separam a canaleta, das pistas de tráfego
comum. A previsão de conclusão do serviço
no trecho do Entroncamento até o Mangueirão, é de 60 dias aproximadamente. As grades metálicas, na cor
amarela e com cerca de um metro de altura, serão colocadas sobre os blocos de
concretos ao longo de todo o corredor do BRT, nos dois sentidos. Com as grades
instaladas, os pedestres só poderão cruzar as pistas nas faixas próprias para
travessia.
O engenheiro da Secretaria
Municipal de Urbanismo (Seurb) que fiscaliza a obra, Ademir de Souza, explica
que as barreiras visam a segurança das pessoas. “Essas grades servem para
evitar que pedestres, ciclistas e veículos não autorizados transitem em áreas
proibidas da pista do BRT, evitando acidentes”, esclarece o engenheiro. A meta é instalar cerca de 150
metros de grades, por dia. A cada trecho que recebe o serviço, é preciso fazer
uma pequena interdição em um dos sentidos do corredor, visando a segurança dos
trabalhadores da obra. Os ônibus do BRT e os expressos precisam fazer um desvio
no trecho interditado pelo sentido contrário da pista e seguir o percurso.
Os motoristas que trafegam pelas
pistas normais também precisam ficar atentos a presença de cones e placas
colocadas para alertar sobre a realização do serviço. “Em um dia, a instalação
é realizada em determinado trecho num sentido, e no dia seguinte, continua no
sentido contrário do mesmo trecho. Ontem, começou pelo sentido Entroncamento-Icoaraci,
no início da Augusto Montenegro, e assim seguirá até o Mangueirão”, detalha
Ademir de Souza.
Agentes da Superintendência
Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fazem o ordenamento no trânsito
nos locais onde os trabalhos estão sendo realizados.