Produtos da empresa Manioca, que fornece matéria-prima paraense para outros restaurantes - Divulgação |
A mineração ainda é “a menina dos
olhos” quando se fala em exportação no estado do Pará. Mas, isso pode mudar. Ou
melhor, já está mudando e o segmento de alimentos e bebidas tem grandes chances
de ser o futuro das exportações. Um grupo de empresários do ramo de alimentos e
bebidas lançou recentemente o Pará Food
Export, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Mineração e Energia –
Sedeme. Eles buscam, de forma cooperada, acessar os mercados nacional e
internacional. O Pará Food Export surgiu de um projeto elaborado pelas empresas
Camta, Bioecobrazil, Frutali, Petruz, Água da Amazônia, Mariza Alimentos e
Manioca; indústrias alimentícias que viram na internacionalização de produtos e
marcas patenteadas uma grande oportunidade para alavancar seus negócios e
incentivar o novo conceito de verticalização produtiva industrial do estado.
Segundo o vice-presidente da
Fiepa, e presidente do Centro das Indústrias do Pará (CIP), José Maria
Mendonça, a entidade aprova a iniciativa e está pronta para apoiar as soluções
que trabalham o crescimento do setor. O gerente de Novos Negócios da empresa
Mariza Alimentos, André Guedes, que representou o grupo Pará Food Export, disse que “as empresas envolvidas precisam
aproveitar o boom de valorização da culinária da Amazônia. A marca Amazônia
gera interesse no mundo todo”.
Campanha promovida pelo Instituto Paulo Martins |
A empresa Manioca, que tem
parceria com o Instituto Paulo Martins, fornece matéria-prima para outros
restaurantes. São produtos sem nenhum aditivo químico, verdadeiramente naturais
e artesanais. “A gente descobriu um produto que é um tucupi preto. É um ingrediente,
como o tucupi amarelo, de uma técnica indígena, que é uma etapa posterior.
Esse
produto, ninguém no Pará conhecia, talvez nem nas tribos locais. A gente
descobriu com uma moça, neta de indígenas, que a avó dela fazia para conservar
carne. E um produto com potencial enorme, não é invenção de ninguém, e foi lançado
com inovação”, disse Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo
Martins.
Além do tucupi preto, a cartela de produtos da Manioca é composta de
doce de cupuaçu, açúcar aromatizado com cumaru, azeite aromatizado com pimenta
de cheiro, licor de flor de jambu, geleias de pimenta, jambu, priprioca, açaí e
taperebá.
Reportagem especial Celso Freire