Projeto do Hospital Oncológico Infantil muda a rotina de pacientes internados





O Projeto Sou Super-Herói, desenvolvido pelo Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, muda para melhor a rotina de profissionais e crianças que, ainda muito novas, precisam enfrentar com perseverança a adversidade de uma doença grave, que muitas vezes requer anos de tratamento. “Eu sei que tenho que tá todos os dias aqui pra gente ter a nossa cura”, declarou o menino M.S.C., 8 anos, que vestiu a fantasia de Homem Aranha para cantar e comover as pessoas que estavam na brinquedoteca do hospital na manhã desta sexta-feira (25).

“Acredite, é hora de vencer. Essa força vem dentro de você. Você pode até tocar no céu e crer. Acredite que nenhum de nós já nasceu com um jeito pra super-herói”, diz um trecho da música gospel “Conquistando o impossível”, cantada pelo menino. Ele e outros pacientes internados no hospital aproveitaram as atividades de lazer. Como parte das ações do projeto, funcionários e voluntários da unidade se vestiram de personagens para alegrar o dia de usuários e acompanhantes. A maioria dos pacientes do Hospital Oncológico Infantil está há mais de três meses em tratamento.

Vínculo - “Saímos da rotina. Tiramos o jaleco e fortalecemos ainda mais o vínculo com nosso paciente. É cientificamente comprovado que essa alegria do paciente acaba favorecendo a melhora do quadro. E isso é gratificante! É uma razão para o nosso trabalho”, ressaltou Douglas Guimarães, odontólogo no hospital, que por algumas horas encarnou o Super Mario Bros.

No evento desta sexta-feira foram contempladas as crianças hospitalizadas. “A gente busca fazer esse revezamento para todos se sentirem incluídos. Hoje foi muito emocionante, com a participação do nosso usuário que cantou e falou palavras incríveis sobre a luta que ele vive todo dia. Todos que se envolvem nessa ação se emocionam. A gente percebe que todos ficam felizes e os nosso pequenos se distraem, saem um pouco desse ciclo de só pensar na doença, e mostram também o quanto eles são talentosos”, disse a coordenadora de Humanização, Paula Viana.

infantojuvenil - O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é público e gratuito, sendo administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Oncológico Infantil é o primeiro hospital especializado no tratamento de câncer infantojuvenil do norte do Brasil. A unidade, inaugurada em 2015, atende crianças e jovens até 19 anos.