Os endereços residenciais
incompletos ou insuficientes são as maiores causas de devolução de documentos
pelos Correios de pessoas que procuram pelos serviços do Departamento de
Trânsito do Estado do Pará. A constatação ocorreu durante uma reunião na manhã
desta segunda-feira, 25, na sede do Detran em Belém.
Convocada pela diretoria de
Habilitação de Condutores e Registro de Veículos (DHCRCV), a reunião contou com
a presença do gerente comercial da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT),
Rivanil Pires e do gerente de logística, Francisco Bispo. Na ocasião, o diretor
da ECT disse que 229.556 documentos foram postados pelo Detran em maio deste
ano e desse total apenas 1388 foram devolvidos ao órgão de trânsito. Mesmo se
tratando de um número relativamente pequeno, menos de 1%, ele admitiu que se
trata de um problema para autarquia por conta do acúmulo gerado a cada mês.
Setores do Detran, como a entrega
de documentos de veículo e arquivo geral estiveram presentes na reunião e
relataram as dificuldades em seus setores. A chefe do setor de entrega de
documento de veículos, Arieth Costa disse que a insuficiência de dados no
endereço é o fator mais comum de devolução. É o caso do servidor público
aposentado, Jair Gomes, que veio ao Detran, na manhã deste segunda-feira (25),
receber o licenciamento anual que não chegou em sua residência, em Marituba, na
Região Metropolitana de Belém. Ele pagou o boleto no dia 19 de maio e o
documento foi devolvido ao Detran pelos Correios em 11 de junho. “Mais um caso
típico de endereço insuficiente”, confirmou Costa.
Ainda aguardando na fila, o motorista
Silvestre Reis, 53 anos, também estava atrás do licenciamento pago em maio e
que até o dia de hoje (25 de junho) ainda não havia chegado a sua casa, no
bairro do Tapanã. “Acho que faltou algum complemento no endereço e vou ver se
pego aqui. Mas lá é muito difícil chegar correspondência” admitiu.
O representante da diretoria de
Tecnologia e Informática (DTI), se comprometeu a fazer estudos sobre a melhor
forma de apresentar as informações no site do Detran na hora que o cliente for
optar pela forma como quer receber seu documento.
O diretor da DHRCV, Manoel Macedo
disse que o esforço em melhorar o atendimento no Detran e informar melhor o
cliente sobre como receber o serviço postal no site vão minimizar a demanda.
“Creio que com essas duas providências vamos diminuir sensivelmente a devolução
de documentos”, assegurou.
O diretor informou ainda que o
assunto será alvo de uma nova reunião nos próximos dias, onde cada um dos
setores envolvidos apresentará sugestões para otimizar o serviço prestado pela
autaquia aos clientes.