O sistema BRT Belém ganha uma série de
novidades a partir da próxima quinta-feira, dia 31. De forma experimental, o
Terminal Maracacuera abre suas portas, não só para mais uma extensão de
itinerário dos ônibus articulados do BRT, mas também para receber a chamada
linha Troncal, com ônibus padrón, que são veículos com capacidade para 83
passageiros, com portas dos dois lados, que permitem que seja feito embarque e
desembarque, não só nas paradas comuns, como também nos terminais e estações
BRT.
Esses veículos circularão a partir do
Terminal Macacuera até o Terminal São Brás, pela canaleta exclusiva, e de lá
seguirão viagem em pista comum até a avenida Visconde de Souza Franco, rua
Marechal Hermes, avenida Presidente Vargas, avenida Nazaré, avenida Magalhães Barata
e avenida Almirante Barroso, em mais uma alternativa de interligação do sistema
com o centro da cidade, com o usuário pagando uma única passagem.
Trajetos - Também a partir do dia 31, a
linha Paricás - Águas Negras - São Brás passará a integrar no Terminal
Maracacuera, de onde fará retorno ao bairro, portanto não seguirá mais viagem
até o Terminal São Brás. A partir do dia 5 de novembro, as linhas
Outeiro/Brasília - São Brás, Outeiro/Itaiteua - São Brás e Fama - São Brás
também passarão a fazer a mesma integração no Maracacuera.
Quem se utiliza dessas linhas deve ficar
atento de que precisará fazer o transbordo do ônibus comum, que vem dos
bairros, e integrar, no Terminal Maracacuera, para seguir viagem, seja num
ônibus BRT (até São Brás), ou no padrón até a Doca.
“Inicialmente os veículos padrón entram
em circulação para atender prioritariamente a comunidade de Outeiro e entorno,
que passa a ter essa mudança na forma de circulação e ganha uma possibilidade
de seguir até o Centro. Também é importante ressaltar que, ao não ir mais até
São Brás, essas linhas comuns voltam mais rapidamente para suas origens, o que
vai gerar uma maior oferta dos veículos aos usuários nos bairros”, detalha
Gilberto Barbosa, à frente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana
de Belém (SeMOB).
“Outra vantagem é que essas linhas
seguiam até São Brás na pista comum, não eram expressas, e agora, com a viagem
pelo BRT ou padrón na canaleta, este usuário ganhará em tempo de viagem”,
comemora Gilberto.
Lazer - Uma outra vantagem será sentida
pelo público que não reside ou trabalha em Outeiro, mas que busca o distrito
nos momentos de lazer, em especial no veraneio, já que este usuário não
precisará mais se concentrar em São Brás para o embarque, e poderá fazê-lo em
estações, terminais, ou menos no trajeto do ônibus padrón pelo centro de Belém.
“Este usuário também ganhará em tempo e conforto para aproveitar os momentos de
lazer”, acrescenta o superintendente da SeMOB.
Estações - Outra novidade é que, a
partir do dia 31, mais estações passarão a funcionar em caráter experimental,
aumentando as possibilidades de embarque e desembarque de usuários ao longo do
trajeto. Inicialmente, junto com o Terminal Maracacuera serão ativadas as
estações Homobono (próximo à Celpa, na Augusto Montenegro), Maguari, Grêmio
Português, Eduardo Angelim e Castro Moura.
A previsão é que, até o fim de novembro,
todas as estações localizadas nas avenidas Augusto Montenegro e Almirante
Barroso sejam ativadas, inclusive o segundo módulo localizado em São Brás, que
dará suporte aos veículos que seguirão para a avenida Governador José Malcher.
Horário - Também, a partir do dia 31,
passará a ser ampliado o horário de atendimento do Sistema BRT, com terminais e
estações funcionando das 6 horas às 23h30 de segunda-feira a sábado. Nesta
etapa os ônibus padrón não acessarão o Terminal Mangueirão, para dar ainda mais
conforto e velocidade a quem fez o embarque nos terminais Maracacuera - onde
será seu ponto inicial e final - e Tapanã, mas nada impede que um usuário que
esteja no Terminal Mangueirão, por exemplo, acesse um veículo BRT e faça o
transbordo ao padrón em uma das estações.
Padrón - Ao todo, seis veículos padrón
entram no sistema no dia 31. A partir do dia 5 de novembro já serão 20 veículos
e até o final de novembro a previsão é de 50 ônibus padrón circulando do
Maracacuera até ao centro de Belém. O número de veículos articulados BRT, que
circulam atualmente, também aumenta de nove, para 15, sendo nove com origem no
Terminal Maracacuera e seis no Terminal Tapanã.
Integração - Com essas mudanças, os
usuários devem estar atentos à forma correta de se utilizar do benefício da
integração. Como para fazer a integração entre as linhas que irão apenas até o
Maracacuera com o sistema BRT e/ou os veículos padrón será preciso fazer o
deslocamento entre a parada comum e o Terminal, os usuários deverão portar um
cartão que dará acesso a este segundo embarque.
Quem possui Vale-Digital, Passe Fácil
Sênior ou Passe Fácil Especial fará o acesso diretamente. Quem possui Passe
Fácil Estudantil precisa colocar créditos em seu cartão, até hoje utilizado por
muitos apenas como uma espécie de “identidade” apresentada junto a um pagamento
em dinheiro.
“Já temos muitos estudantes que utilizam
o Sistema BRT e que se habituaram a colocar créditos no cartão, alguns para a
semana toda”, detalha Natanael Romero, do Sindicato das Empresas de Transporte
de Belém (Setransbel).
Quem não possui nenhum desses cartões
precisará adquirir o Cartão Expresso, que pode ser comprado e alimentado em
qualquer terminal ou estação do sistema BRT, e que tem o custo de R$ 4, podendo
ser carregado com o valor que o usuário desejar.
Esse sistema de cartões é fundamental
não só para a integração, como para o embarque de passageiros ao longo do
trajeto em direção ao centro de Belém, fora da canaleta, já que não haverá
presença do cobrador no veículo.
“Grande parte do itinerário é feito
dentro do Sistema BRT, que já tem cobrança da passagem do lado de fora, nas
bilheterias. Essa não comercialização dentro dos veículos também aumenta a
segurança de motoristas e passageiros, já que não haverá a circulação de
dinheiro dentro dos veículos”, reforça o superintendente da SeMOB.
Novo transporte público - Todas essas
novidades são mais uma etapa no caminho de uma mudança estrutural no sistema de
transporte público de Belém, que avança para uma licitação com abertura
prevista para janeiro de 2020.
“É importante ressaltar que a Prefeitura
de Belém continua caminhando para a realização da licitação, inclusive estamos
com consulta pública aberta no site da SeMOB para receber contribuições da
sociedade até o dia 30 de outubro. No dia 30 de setembro, fizemos uma audiência
pública com ampla participação popular. Passado o período da consulta pública
iremos seguir os trâmites legais para a realização da licitação”, esclarece
Gilberto Barbosa.
A aquisição desses novos veículos faz
parte da exigência feita pelo prefeito Zenaldo Coutinho de que os operadores do
sistema público de transporte investissem em cerca de 200 novos veículos 0 km.
Segundo o superintendente da SeMOB, as novidades não só dão funcionalidade ao
novo trecho de obra a ser entregue em breve, do Tapanã ao Maracacuera, como já
permitem que o usuário experimente, desde já, algumas mudanças estruturais que
ocorrerão de forma ampliada quando o sistema estiver todo reconfigurado.
“Agora os moradores de áreas como
Outeiro poderão ter uma experiência mais clara sobre como funcionam linhas
alimentadoras e linhas troncais padrón e BRT. Em breve, essa experiência será
ampliada para outros bairros de Belém”, anuncia o superintendente da SeMOB.