Arcon percorre terminais e portos para coibir viagens intermunicipais




Na manhã desta quarta-feira (8), fiscais da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), em parceria com a Polícia Militar, percorreram os principais portos e terminais do Estado para exigir o cumprimento do Decreto estadual n° 609, de 06 de abril de 2020, que restringe viagens intermunicipais de pessoas por meio rodoviário e hidroviário, nos feriados da Semana Santa, de 8 a 13 de abril, e de Tiradentes, de 17 a 22, com exceção de transporte de cargas e pessoas que precisam se deslocar até o trabalho, mediante comprovação. A determinação visa conscientizar a população a seguir a recomendação de isolamento social como prevenção à Covid-19.

Os fiscais da Arcon percorreram os terminais rodoviários de Belém, Marabá, Altamira, Santarém, Itaituba, Castanhal, Abaetetuba e Conceição do Araguaia. A operação ocorreu também nas estradas, com barreiras montadas na Alça Viária, BR-316, PA-391 e BR-010 (Belém-Brasília). "Nossos fiscais realizaram rondas pelos portos e terminais, para conferir a obediência ao decreto governamental neste primeiro dia de vigência da proibição das saídas intermunicipais. A Arcon deu apoio aos órgãos de segurança pública que estiveram à frente da operação", contou Eurípedes Reis, diretor-geral da Agência de Regulação.

A equipe de fiscalização do Grupo Técnico Hidroviário percorreu portos localizados na Avenida Bernardo Sayão, no bairro da Cidade Velha e o Terminal Hidroviário de Belém, na orla da Baía do Guajará. "Em nenhum dos portos foi identificada venda de passagens e saída de embarcações. Apenas as balsas com transporte de cargas foram liberadas para seguir viagem, conforme determina o decreto do governo", informou Wagner Cruz, gerente do Grupo Técnico Hidroviário.

As viagens entre os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides (na Região Metropolitana) estão mantidas, sendo liberado o deslocamento intermunicipal apenas para fins de desempenho profissional, devidamente comprovado.