Crédito: Ascom / CPH |
Municípios do arquipélago do Marajó
foram os destinos mais procurados pelos usuários que viajaram via Terminal
Hidroviário de Belém (THB), em julho. Mesmo diante da pandemia, foram
registrados 49.916 passageiros, segundo balanço da Companhia de Portos e
Hidrovias do Pará (CPH), divulgado nesta terça-feira (4).
"Este ano, devido a pandemia, foi
natural a queda do número de usuários. Percebemos que só viajaram aquelas
pessoas que foram para lugares onde as praias já estavam liberadas, mas com
restrições. Então, muitas pessoas resolveram ficar em casa mesmo neste período.
Importante ressaltar que seguimos todos os protocolos de saúde para oferecer
conforto e segurança aos nossos usuários nesta época de pandemia", observa
Abraão Benassuly, presidente da CPH.
O Terminal de Belém realizou 468
viagens, sendo 237 embarques e 231 desembarques, com total de 49.916
passageiros, o que representa uma média de 1.610 passageiros por dia. Apesar da
retomada lenta do movimento, os números deste ano apontam queda de
aproximadamente 52% em relação a julho de 2019, quando o terminal registrou 128
mil passageiros.
O Terminal de Belém realizou 468
viagens, sendo 237 embarques e 231 desembarques, com total de 49.916
passageiros, o que representa uma média de 1.610 passageiros por dia. Apesar da
retomada lenta do movimento, os números deste ano apontam queda de
aproximadamente 52% em relação a julho de 2019, quando o terminal registrou
103.100 passageiros.
Assim como no ano passado, os destinos
mais procurados pelos usuários que passaram pelo THB foram o porto Camará, além
de Salvaterra, Soure, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras, todos no Marajó.
Medidas - Para garantir uma boa viagem,
agentes e fiscais da CPH prestaram auxílio aos usuários do Terminal Hidroviário
de Belém durante todos os dias da semana em julho, nos turnos da manhã e tarde.
Os servidores circularam pelos corredores principalmente nos horários de
embarque e desembarque de passageiros, esclarecendo dúvidas e orientando sobre
questões de segurança em relação à Covid-19.
Como medida preventiva, desde o início
da pandemia, a Companhia disponibilizou álcool em gel para os usuários próximos
aos guichês, banheiros, guarda-volume e caixa eletrônico. Todos os usuários que
chegaram ou partiam via Terminal passaram por aferição de temperatura e foram
orientados por técnicos em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública
(Sespa) sobre a doença.
O terminal passou por medidas de
desinfecção antes da reabertura após o lockdown. Além disso, foram afixados
cartazes sobre dicas de prevenção à Covid-19 e o sistema de som orientou,
minuto a minuto, para que os passageiros cumprissem o distanciamento de
segurança e utilizassem máscaras.