A partir desta sexta-feira (14) os
planos de saúde deverão realizar testes sorológicos para detecção da presença
dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue, que são produzidos pelo organismo
depois de exposição ao novo coronavírus. Foi o que determinou a Agência
Nacional de Saúde (ANS), após discutir a obrigatoriedade do exame depois do
oitavo dia de início dos sintomas.
Desde março de 2020, os planos de saúde
devem realizar o exame tipo RT-PCR - que identifica a presença do material
genético do vírus - coletando amostras da garganta e do nariz. Mas o teste não
consegue detectar infecções em estágio inicial ou final doença, mesmo depois de
não se apresentar nenhum sintoma, por exemplo. O exame sorológico é o mais
confiável.
De acordo com o diretor do Procon Pará,
Nadilson Neves, os consumidores que tiverem o exame negado pela operadora de
saúde, podem realizar denúncias ao Procon. "Com essa obrigatoriedade, o
consumidor tem mais um ganho, que é a realização do teste sorológico para a
Covid-19, aos clientes que preenchem os requisitos. Uma vez tendo a negativa
pelo plano de saúde, os consumidores devem procurar o Procon, para que se tomem
as medidas cabíveis".
Ainda de acordo com Nadilson Neves, se o
paciente pagou pelo exame, pode solicitar a devolução do dinheiro. "O
plano tem que cobrir, porque a partir de agora é obrigatório e todos os
clientes devem procurar os seus direitos", ressalta.
QUEM DEVE FAZER O EXAME?
Estão aptos a realizar exame os
pacientes que apresentem Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda
Grave (SRAG), a partir do oitavo dia do início dos sintomas, além de crianças
ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória
(SMI), pós-infecção pelo Sars-Cov2. A SMI apresenta sintomas como febre, lesões
na pele e em extremidades.
SERVIÇO
Os consumidores que estiverem com os
sintomas da Covid-19 e tiveram a realização do exame negada pela operadora de
saúde, podem informar ao Procon de forma on line ou por telefone. Basta entrar
em contato pelo disque-denúncia 151, pelo WhatsApp (91) 30732827 ou pelo e-mail
proconatend@procon.pa.gov.br.
Em Belém, a sede da Diretoria de
Proteção e Defesa do Consumidor fica na travessa Lomas Valentinas, n° 1.150, no
bairro da Pedreira, Belém.