Natura, a Casa de Perfumaria do Brasil,
carrega tradição e excelência em um jeito único de desenvolver fragrâncias.
Aqui, a perfumaria é feita por apaixonados, para um povo apaixonado. Na alquimia das fragrâncias, a perfumaria da
Natura leva para o mundo a alquimia do Brasil.
Com a brasilidade, a inovação e a
sustentabilidade que carrega em sua identidade, a Casa de Perfumaria do Brasil,
da Natura, é a marca nº 1 em perfumaria no Brasil*. E é neste movimento forte e
vibrante que a Casa de Perfumaria do Brasil ganha um espaço físico, capaz de
representar em níveis sensoriais toda a especialidade da perfumaria da marca.
A experiência
O espaço é um convite para uma imersão
multissensorial na perfumaria da marca, um misto de laboratório de alquimia,
biblioteca de cheiros e mostra interativa e audiovisual. A experiência nasce
inserida no macroprojeto do Centro de Inovação da Natura, o mais avançado pólo
de pesquisa e tecnologia cosmética da América do Sul.
“A Casa de Perfumaria do Brasil é a
tradução das riquezas de um Brasil vasto, alegre, vibrante. Da alquimia das
fragrâncias, agora, nos transportamos para uma experiência única que desperta
sensações em todos os sentidos”, comenta Andrea Alvares, vice-presidente de
marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura.
Projetado pelo arquiteto Roberto Loeb, o
centro possui quatro ambientes que combinam arte, ciência, natureza e
tecnologia, e materializam o jeito único de fazer fragrâncias da marca, que
transborda tradição e brasilidade. A concepção do projeto é da Natura e de sua
perfumista exclusiva Verônica Kato em parceria com o premiado curador Marcello
Dantas.
Durante a jornada pelos quatro ambientes
que compõem a Casa de Perfumaria do Brasil, somos guiados pelos sentidos, que
nos transportam para uma conexão emocional com as paisagens, pessoas e
ingredientes de um Brasil exuberante. “Ao longo da experiência, somos
envolvidos pelos cheiros, sons, cores, texturas e imagens de uma brasilidade
que transborda, mas que não se explica, só se sente”, explica Denise Coutinho,
diretora de perfumaria da Natura.
A experiência se inicia pela Sala
Multissensorial. Repleta de espelhos, banhada com imagens de flores e trilha
sonora envolvente, a sala é um convite para se conectar. Uma atmosfera
preenchida pelo cheiro da priprioca simboliza a preciosidade dos óleos
essenciais da paleta olfativa exclusiva da Natura. Neste momento, não há mais o
mundo lá fora, seja bem-vindo e bem-vinda ao mundo mágico da perfumaria.
No Jardim Aromático, mais de 50 espécies
de plantas do Brasil e do mundo, cuidadosamente curadas por Verônica Kato,
convivem em harmonia. Aqui, respira-se a natureza viva e exuberante de um
pedacinho da Amazônia, sua cultura e sua gente, já que grande parte das
espécies são nativas da biodiversidade amazônica. E é de alguns desses
ingredientes que a Casa de Perfumaria do Brasil obtém óleos essenciais únicos
que compõem o coração de suas fragrâncias.
Representando o compromisso com a
inovação e sustentabilidade, presentes no DNA da Natura, a designer Nicole
Tomazi criou a bela instalação “Jardim de Frascos”. Feita com 1.500 frascos de
fragrâncias, a obra faz referência ao cuidado ambiental da marca, pioneira na
adoção da sustentabilidade na perfumaria. “Para a Natura, só é inovação se
causar impacto positivo. Desde 2007 todas as nossas fragrâncias levam álcool
100% orgânico proveniente da cana “verde” cultivada sem queimadas, agrotóxicos
ou adubos químicos. Além disso, todos os frascos da Casa de Perfumaria do
Brasil contêm vidro reciclado. Com a iniciativa, são mais de 1 milhão de
garrafas que deixam de ir para o lixo e ganham um destino nobre”, explica
Andrea.
Na Sala Alquimia, projeções de alta
tecnologia em telões panorâmicos exibem o que está por trás da magia do
desenvolvimento da perfumaria Natura, conectando desde as comunidades
amazônicas, a origem dos ingredientes, até a concepção artística das
fragrâncias por Verônica Kato, e suas cocriações com outros perfumistas
renomados do mundo todo. Por meio de um grande painel de vidro, o moderno
laboratório da perfumaria Natura, anexo a este ambiente, pode ser avistado. Já
na grandiosa mesa de experimentação, acontece a demonstração prática de
diferentes caminhos olfativos da perfumaria, contendo amostras dos mais
diversos ingredientes. Uma verdadeira biblioteca de cheiros do Brasil que
aflora emoções, desejos e memórias. É através dos sentidos que A Casa de
Perfumaria do Brasil nos revela porque só a Natura faz, na alquimia da
perfumaria, a alquimia do Brasil.
Para Veronica Kato, perfumista exclusiva
da Natura, a criação de uma fragrância é um ritual que envolve arte, ciência e
natureza: “Há beleza nessa união de elementos capazes de se transformarem em
uma fragrância. É dessa singularidade que nasce o espaço da Casa de Perfumaria
do Brasil, uma viagem entre sentidos, uma jornada que representa a magnitude
dessa alquimia”, cita Veronica.
Sinta o desejo pela vida pulsar em você
Além da inauguração do espaço físico, a
Casa de Perfumaria do Brasil lança também sua nova campanha, “Sinta o desejo
pela vida pulsar em você”, em parceria com a agência GALERIA. Inspirado nas
festas brasileiras, manifestações culturais que misturam crenças, ritmos e tons
em uma alquimia vibrante, o filme traduz a alma brasileira a partir das
criações da Natura. Confira aqui.
*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel,
Painel de Domicílios, Total Brasil, % share valor de colônias, ano 2020.