O Instituto Natura
([http://www.institutonatura.org,br]www.institutonatura.org,br), que trabalha
para contribuir com a transformação da educação pública no Brasil e nos países
da América Latina onde a Natura atua, acredita na educação como instrumento
para o empoderamento feminino. Após a realização da pesquisa Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH) das Consultoras Natura, que mapeou a qualidade de
vida de uma amostra das mais de 1,4 milhão de Consultoras e seus anseios, a
Natura e o Instituto, juntos, identificaram na educação um vetor para uma
grande transformação profissional e pessoal dessas mulheres.
Para isso, criaram um programa de
benefícios dividido em dois pilares: um de experiências de aprendizagem para as
consultoras e suas famílias e outro para sensibilizá-las para atuar mais
ativamente na educação de sua família, amigos e comunidade.
Experiências de aprendizagem
Os benefícios ligados ao primeiro
pilar incentivam a consultora a voltar a estudar ao oferecer bolsas e descontos
para cursos superiores, profissionalizantes, de idiomas e preparatórios para o
Enem por meio de parceiros como Estácio, Khan Academy, Wizard by Peason,
Prepara Cursos e Geekie Games. Os benefícios, curados e selecionados pelo Instituto
Natura, também podem ser estendidos para algum familiar ou amigo.
Dessa maneira, o programa está
fazendo mulheres que não se capacitavam há mais de 25 anos voltarem à posição
de estudante. E isso muda tudo!
Sensibilização para educação
O programa ainda oferece
atividades que trabalham as competências socioemocionais das consultoras e que
as sensibilizam para atuar de maneira mais ativa não só em sua educação, mas na
das pessoas ao seu redor e da comunidade como um todo. Essas ações acontecem
por meio do site Crer para Ver – http://crerparaver.tamboro.com.br/-,
desenvolvido em parceria com o Instituto Natura, e de mensagens SMS gratuitas
que giram em torno de temas como diálogo, maternidade e cidadania. As mensagens via celular, por exemplo, as
orientam a fortalecer seus vínculos com seus filhos e com a escola onde estudam
de maneira simples, por meio de maior interação.
“Sabemos que a mulher, no seio da
comunidade onde vive, é o principal agente transformador da sociedade; muitas
vezes vem dela a inspiração para que filhos, companheiros e amigos comecem a
refletir sobre o futuro, sobre como podem explorar o potencial que têm. Esse
projeto enxerga não somente a mulher, mas também o quão influenciadora ela pode
ser”, diz Cida Franco, diretora de relacionamento da Natura.
Números e próximos passos
Em 2016, mais de 25 mil mulheres
foram impactadas pelo programa, que tem a curadoria do Instituto Natura, e foi
formatado com base nos resultados da pesquisa IDH.
O objetivo é ajudar a consultora
a construir um futuro melhor como indivíduo, cidadã e profissional. Para os
próximos meses, o programa deve passar a oferecer módulos de educação
financeira e cidadania.